Piracicaba, 22 de maio de 2024 | www.folhadepiracicaba.com.br
Piracicaba, 22 de maio de 2024

OUÇA A RÁDIO

Pesquisar
Close this search box.

Empregabilidade & Tecnologia

Picture of JOÃO CARLOS GOIA

JOÃO CARLOS GOIA

João Carlos Goia é gerente do Senac Piracicaba, jornalista
pós-graduado em Criação de Imagem e Sons em Mídias Digitais e mestre em Educação

Mindset Fixo ou de Crescimento: faça sua escolha e colha seus resultados

Tem um ditado que diz, que só iremos parar de mudar, quando tivermos uma tampa de madeira sobre nossas cabeças. Você acredita nisso? Ou não? Independente de sua resposta, no mundo em constante evolução em que vivemos, o termo “mindset” tem ganhado cada vez mais destaque e refere-se à mentalidade ou conjunto de crenças e atitudes que moldam a maneira como pensamos, agimos e respondemos aos desafios e oportunidades da vida, mas, mais importante do que conceituar o termo, será identificarmos, se temos mais características e comportamentos de um mindset fixo ou de um mindset de crescimento.

Pois bem, vamos ao conceito. O mindset, em sua essência, é a mentalidade que determina como interpretamos e lidamos com o mundo ao nosso redor. É a forma como percebemos nossas habilidades, talentos e potencial para o crescimento pessoal e profissional. Ele influencia nossas atitudes, ações e respostas diante dos desafios que encontramos.

Podemos classifica-lo de duas formas, sendo: Mindset fixo, que é caracterizado por uma crença de que nossas habilidades, talentos e inteligência são fixos e imutáveis e Mindset de Crescimento, que pressupõe que nossas habilidades e inteligência podem ser desenvolvidas e aprimoradas por meio do esforço, aprendizado e perseverança.

Já consegue faze uma escolha? Ainda não? Continuemos. As pessoas com mindset fixo acreditam que suas qualidades são inatas e que não podem ser desenvolvidas ou aprimoradas ao longo do tempo. Essa mentalidade limitadora pode levar ao medo do fracasso e a uma aversão a desafios, pois tendem a acreditar que o esforço é inútil. Já nas pessoas com mindset de crescimento, ocorre o inverso, pois conseguem vislumbrar os desafios como oportunidades de aprendizado e entendem que o fracasso faz parte do processo de desenvolvimento e, dessa forma, tais pessoas estão dispostas a se esforçar, persistir e adquirir novas habilidades para alcançar seus objetivos.

Não pretendo aqui, classificar um como negativo e outro como positivo, mas sim, importante reconhecermos nossos padrões de pensamento e ação, afim de termos clareza, se tal comportamento está me paralisando ou impulsionando.

Venho tratando em meus artigos, com certa frequência, as transformações que o mundo, que a dinâmica social e o mundo do trabalho enfrentam cada vez mais e num ritmo frenético. Sendo assim pergunto: Seria possível acreditarmos que um mindset fixo nos ajudaria neste cenário? Não estou aqui dizendo que pessoas com mindset fixo não terão resultados, pelo contrário, se estiverem em carreiras e empresas conservadoras e que valorizem tais comportamentos, com certeza será um colaborador de sucesso.

Por outro lado, se buscam um espaço em empresas que buscam estar sempre na vanguarda, sendo pioneiros e que valorizem competências como criatividade, certamente o mindset de crescimento desempenhará melhor o papel fundamental na inovação, pois as pessoas com essa mentalidade, via de regra estão dispostas a explorar novas ideias, correr riscos e enfrentar desafios. Elas acreditam que a criatividade e a capacidade de inovação podem ser desenvolvidas e aprimoradas ao longo do tempo. Dessa forma, conseguem superar com maior facilidade os obstáculos apresentados, conseguindo adaptar-se às mudanças, gerando soluções criativas para os desafios do mundo atual.

Além disso, promovem a colaboração e o trabalho em equipe, pois estão dispostas a compartilhar conhecimento, buscar feedback e aprender com os outros. Essa abertura para diferentes perspectivas e ideias é essencial para conseguirmos evoluir e caminhar ao ritmo frenético das transformações em curso, atentos sempre ao novo, que estará logo a frente, na próxima curva, ou ainda, parafraseando o mestre Peter Drucker “A melhor forma de prever o futuro é criá-lo”. Então, mantenha seu mindset em crescimento e desenvolvimento constante e as portas do amanhã se abrirão.

Você também pode gostar