Piracicaba, 21 de maio de 2024 | www.folhadepiracicaba.com.br
Piracicaba, 21 de maio de 2024

OUÇA A RÁDIO

Pesquisar
Close this search box.

Empregabilidade & Tecnologia

Picture of JOÃO CARLOS GOIA

JOÃO CARLOS GOIA

João Carlos Goia é gerente do Senac Piracicaba, jornalista
pós-graduado em Criação de Imagem e Sons em Mídias Digitais e mestre em Educação

Tendências Mundiais da Educação: O que vi e vivi na Bett UK

Geralmente começamos o início de ano de forma mais tranquila, com aquela ressaca e cansaço pós festas de final de ano e, aos poucos, vamos engrenando e acelerando, mas ainda, com o pé no freio, afinal, tem carnaval a vista.

No meu caso, foi bem diferente. Participei como membro da delegação da Bett Brasil no evento no Reino Unido, na cidade de Londres, e confesso que não imaginava o frenesi e agitação que iria enfrentar no início deste novo ano, visitando a Bett Show UK, que é considerado o maior evento de educação e tecnologia do mundo.

Realmente foi uma agenda muito intensa, incluindo visitas a inúmeras instituições de ensino da Inglaterra, reuniões com autoridades e diálogos entre pares, ou melhor, profissionais da educação do mundo inteiro, propiciando aprendizados e novas conexões.

Além da participação efetiva durante 4 dias da feira, bem como nas visitas a instituições de ensino, a semana teve ainda uma série de oportunidades exclusivas para os membros da delegação, como os eventos das Big Tecs, como Samsung, Google, Meta, Microsoft, Kahott, Lego, entre outras, afim de termos contato com as mais atuais ferramentas e recursos tecnológicos, que já estão disponíveis para o mercado.

Se fosse possível, em meio ao vasto universo apresentado durante o evento, identificar os principais focos dos debates e novidades da feira, eu resumiria em tópicos da seguinte forma:

– Inteligência Artificial: A inserção definitiva da IA, conectada a todas as plataformas, sistemas, softwares e ferramentas digitais, melhorando o potencial de cada uma delas e o aperfeiçoamento dos resultados obtidos, principalmente visando a integração de tecnologia para melhorar o processo de ensino e aprendizado.

Pude observar inúmeros Sistemas baseados nesse princípio, que analisam o desempenho dos alunos e adaptam o conteúdo de acordo com suas necessidades individuais.

A tendência dita, que essa abordagem personalizada, otimiza a eficácia do ensino, atendendo aos diversos estilos de aprendizagem.

– Aprendizado Personalizado: Estratégias para atender às necessidades individuais dos alunos; Plataformas adaptativas e personalizadas.

A ênfase na individualidade dos alunos foi também uma característica marcante na Bett UK, valendo-se de estratégias pedagógicas que reconhecem e valorizam as diferenças individuais, enquanto criam um ambiente que celebra a diversidade e promove a aceitação mútua.

– Inclusão e Diversidade: Estratégias para criar ambientes educacionais inclusivos; Acesso igualitário à educação; Ferramentas tecnológicas e recursos, a serviço da inclusão, ou seja, a busca por uma educação realmente inclusiva tem se intensificado, com um foco especial na equidade e na diversidade.

As escolas estão adotando práticas inclusivas para garantir que todos os alunos, independentemente de suas diferenças, tenham acesso a uma educação de qualidade, principalmente a partir de Tecnologias Assistivas, que está desempenhando um papel fundamental na criação de ambientes acessíveis, disponibilizando ferramentas como leitores de tela, softwares de reconhecimento de voz e dispositivos adaptativos, que ajudam alunos com deficiências a participar plenamente das atividades escolares.

– Desenvolvimento de Educadores: Formação de professores é uma preocupação e necessidade mundial, por isso, a aposta em novas abordagens para treinamento e desenvolvimento desses profissionais, bem como, a oferta de ferramentas e recursos para aprimorar suas habilidades pedagógicas foram constantes; Esforços também empenhados para o processo de Avaliação e Medição de Desempenho, para este público, destacando inclusive, estratégias para motivação em sala de aula através do uso de linguagens diferenciadas e artes, no processo criativo e colaborativo, tais como: Gamificação, usando elementos de jogos para motivar e envolver os alunos; Robótica e construção Maker, dando forma as ideias; Metodologias ativas, a sala de aula realmente transformando-se num espaço vivo e com muita ação.

Enfim, todas essas tendências, somadas a necessidade de adoção dos arsenais tecnológicos disponíveis com a rápida evolução digital, exige que os educadores estejam constantemente atualizados e, para tal, as escolas precisam criar programas de formação contínua, integrando efetivamente a tecnologia em suas práticas de ensino.

 – Educação Global: Colaboração internacional em projetos educacionais; Intercâmbio de melhores práticas e ideias entre países. O mundo é sim um só e nossas barreiras geográficas não devem ser obstáculos para uma educação que realmente propicio um olhar globalizado.

Bem, citei aqui alguns pontos e tendências e, especificamente, embora as tendências tecnológicas e inclusivas ofereçam inúmeras vantagens, também enfrentam desafios significativos.

Questões como a falta de acesso à tecnologia, treinamento insuficiente de professores e barreiras culturais podem impactar a implementação bem-sucedida dessas práticas, além, claro, da Desigualdades de Acesso, afinal, nem todos os alunos tais recursos digitais e conectividade à internet.

Para abordar essa disparidade, é imperativo desenvolver políticas que garantam o acesso universal, garantindo que a tecnologia beneficie todos os estratos sociais.

Concluindo, essas tendências na educação refletem a necessidade de se adaptar a um mundo em constante mudança, incorporando tecnologias avançadas e práticas inclusivas.

A promoção da igualdade de acesso, a capacitação dos educadores e a criação de ambientes de aprendizado que respeitem e celebrem a diversidade são fundamentais para garantir que a educação do futuro seja verdadeiramente transformadora e inclusiva.

Finalizo deixando um convite para que estudante e profissionais da educação, visitam a Bett Show Brasil, que acontecerá em Abril em SP.

Boas imersões e avancemos rumo ao futuro, pois o ano realmente já começou!

Você também pode gostar