Piracicaba, 21 de maio de 2024 | www.folhadepiracicaba.com.br
Piracicaba, 21 de maio de 2024

OUÇA A RÁDIO

Pesquisar
Close this search box.

Empregabilidade & Tecnologia

Picture of JOÃO CARLOS GOIA

JOÃO CARLOS GOIA

João Carlos Goia é gerente do Senac Piracicaba, jornalista
pós-graduado em Criação de Imagem e Sons em Mídias Digitais e mestre em Educação

A difícil decisão de escolher sua carreira hoje

Talvez o título deste meu artigo deveria ser: Será que é preciso escolher uma carreira hoje? Explico: num ambiente onde a transversalidade impera e posso usar meus talentos de formas múltiplas, independente de minha formação, ou ainda, frente a um mercado de trabalho em constante evolução, onde inclusive, posso criar minha profissão e até inventar meu emprego, talvez a necessidade de escolher uma carreira, não seja algo primordial na atualidade.

Mas sim, entendo, como temos que ter um ponto de partida, então, vamos usar essa abordagem para iniciar nossas reflexões. Todos concordamos que escolher uma carreira é uma das decisões mais significativas e desafiadoras que cada indivíduo enfrenta ao longo da vida. Com uma multiplicidade de opções disponíveis no mundo contemporâneo, a busca por um caminho profissional que combine talentos, aptidões, experiências de vida e, ao mesmo tempo, se alinhe ao mundo do trabalho em constante evolução, tornou-se um verdadeiro labirinto de escolhas.

Sendo assim e, dada tal complexidade dessa jornada, tomemos como ponto de partida nossos talentos e aptidões, como sendo os iniciais fatores norteadores, além das habilidades que nos destacam em determinadas áreas e, quando desenvolvidas, nos impulsionam à excelência em tudo que produzimos ou realizamos. Descobrir esses dons pessoais é um processo fundamental para escolher uma carreira satisfatória e bem-sucedida.

Apenas para exemplificar, citemos alguns indivíduos que apresentam facilidade em falar com e para grupos, o que pode indicar vocação para carreiras em relações públicas, ensino ou qualquer tipo de profissão que tenha na comunicação o resultado do seu trabalho. Outros podem demonstrar habilidades matemáticas excepcionais, apontando um caminho para áreas como ciências, tecnologia e demais ligadas às exatas.

A influência de nossas histórias de vida também é determinante, pois cada pessoa molda sua perspectiva sobre o mundo e suas aspirações, sendo assim, suas vivências, desafios e conquistas podem influenciar diretamente a escolha da carreira, por exemplo, aqueles que cresceram em ambientes mais conservadores podem ser atraídos por profissões tradicionais e “mais” seguras, se é que existem hoje. Enquanto isso, pessoas que enfrentaram dificuldades financeiras ou uma vida de altos e baixos profissionais/financeiros, possivelmente terão pré-disponibilidade para arriscar mais e buscar oportunidades de melhorar suas condições, independente da natureza da profissão.

Consideremos ainda e, não menos importante, o status de um mundo do trabalho em constante evolução, impulsionado sobretudo pela tecnologia, hiper- conectividade e pelas mudanças sociais e econômicas em todo planeta. Considerem que na “sociedade líquida”, as profissões emergem e desaparecem, novas habilidades são demandadas e carreiras anteriormente sólidas podem se tornar obsoletas. Nesse cenário, é crucial que os profissionais sejam adaptáveis e capazes de se reinventar ao longo da vida, portanto, a escolha da carreira não pode ser feita pensando apenas no presente, mas considerando as tendências futuras e, em especial, acompanhando as transformações e dinâmicas em curso.

Diante de tantas variáveis envolvidas na escolha do caminho profissional, o autoconhecimento se mostra como uma ferramenta poderosa. Buscar entender seus interesses, valores, sonhos e habilidades é fundamental para tomada de decisões conscientes e alinhadas com suas aspirações. Nesse contexto, a educação, aliada a uma orientação profissional assertiva, desempenham papéis essenciais, oferecendo suporte e direcionamento, principalmente aos jovens que precisam de ajuda para estabelecer filtros, frente a multiplicidade de caminhos possíveis.

Apesar de toda a complexidade envolvida na escolha de uma carreira, tenha em mente que trata-se de um processo contínuo, onde é possível se reinventar, mudar de direção e encontrar novos rumos que estejam mais alinhados com o crescimento pessoal e profissional de cada um, afinal, o mais importante é estar sempre disposto a aprender, evoluir e perseguir aquilo que nos traz satisfação e realização. Ser feliz com o que se trabalha, já é um excelente indicador que você, provavelmente está no caminho ou fez a escolha certa.

Você também pode gostar