Piracicaba, 21 de maio de 2024 | www.folhadepiracicaba.com.br
Piracicaba, 21 de maio de 2024

OUÇA A RÁDIO

Pesquisar
Close this search box.

Empregabilidade & Tecnologia

Picture of JOÃO CARLOS GOIA

JOÃO CARLOS GOIA

João Carlos Goia é gerente do Senac Piracicaba, jornalista
pós-graduado em Criação de Imagem e Sons em Mídias Digitais e mestre em Educação

O mundo não está mudando, já mudou

Não estranhem o título. É isso mesmo leitor!

Já mudou muitas vezes. Minha intenção é quebrar um pouco o modismo e os discursos padronizados que apregoam que o mundo está mudando.

Sim é verdade, mas a alusão aqui é mostrar que isso sempre ocorreu, talvez não com a mesma velocidade da atualidade, mas em inúmeros momentos históricos da humanidade, onde surgiram transformações e invenções disruptivas, presenciamos pontos de virada que mudaram o rumo da sociedade.

Para citar apenas alguns, comecemos pela invenção da imprensa no século 15, que permitiu a produção em massa de livros, jornais, etc., transformando a educação, a religião e a ciência.

Outro ponto de virada que merece destaque nesse resgate histórico, é a revolução industrial e suas fantásticas máquinas a vapor (fantásticas para a época), que automatizaram a forma de produção e mudaram significativamente a natureza do trabalho.

Não podemos deixar de citar também outros momentos como a descoberta do petróleo, a invenção dos transistores que nos trouxeram aos últimos dois pontos mais conhecidos por todos nós na história: a internet e os smartphones.

A partir desses dois últimos que citei, a ascensão da tecnologia da informação e comunicação (TIC), juntamente com a automação e a inteligência artificial (IA), tem sido um dos principais impulsionadores das mudanças hoje, em especial, no mercado de trabalho.

Processos anteriormente realizados por humanos estão sendo automatizados, o que altera fundamentalmente a natureza de muitas ocupações.

Além disso, a globalização criou uma economia interconectada na qual as empresas operam em escala global, exigindo habilidades interculturais e a capacidade de colaborar em equipes multiculturais, aumentando ainda mais a competitividade em busca de uma bom emprego.

Agora o jogo está mudando novamente, ou melhor, a última transformação começou especificamente em novembro de 2022, quando o mundo presenciou mais um ponto de virada, provavelmente o mais veloz e disruptivo também, a criação do ChatGPT, que estabeleceu, em definitivo, o conceito e aplicabilidade da inteligência artificial, a famosa IA, que em apenas 5 dias atingiu a marca impressionante de 1 milhão de usuários e, chegando a100 milhões, em impressionantes dois meses.

Aliás, a disputa por essa última inovação está acirrada ao extremo, especialmente entre as gigantes Google, que detém os direitos do ChatGPT criado pela OpenAI e a Microsoft, que acabou de inserir em sua mais nova versão do sistema operacional Windows, o Copilot, ferramenta integrada ao pacote office e sistema operacional, funcionando como um assistente IA em tempo integral.

Produzir, comparar, integrar e apresentar conteúdos com ferramentas poderosas, antes não disponíveis, é a grande promessa desses investimentos, alias, estamos apenas no ínicio da pirâmide, pois a maioria dos usuários só utilizam ferramentas para geração de conteúdos, mas já é possível aplica-la em qualquer setor ou segmento de negócio, como parte integrante da produção, organização e até mesmo gestão.

Importante entendermos que conforme essas transformações avançam, várias tendências emergem no mercado de trabalho, criando demanda por habilidades específicas. Uma das áreas mais promissoras é a tecnologia da informação, que continua a crescer exponencialmente. Profissionais de TI são necessários para desenvolver, implementar e manter sistemas e redes de computadores, bem como para garantir a segurança cibernética das organizações.

Além disso, a IA, que citei há pouco, junto coma automação, estão impulsionando a demanda por especialistas em aprendizado de máquina, análise de dados e inteligência artificial. Esses profissionais são responsáveis por desenvolver algoritmos complexos, treinar modelos de aplicabilidade de inteligências artificiais e extrair percepções valiosas dos dados produzidos.

Além disso, habilidades interpessoais, como comunicação eficaz, colaboração e pensamento crítico, estão se tornando cada vez mais valorizadas e, à medida que as empresas buscam inovar e se adaptar rapidamente às mudanças, profissionais com talentos em resolução de problemas e criatividade são essenciais para impulsionar tal crescimento, garantindo a competitividade.

Diante dessas mudanças rápidas e constantes, a capacidade de adaptação e aprendizado contínuo tornou-se fundamental. Os profissionais precisam estar dispostos a adquirirem novos conhecimentos e habilidades ao longo de suas carreiras para se manterem relevantes nesse mercado, que se transforma continua e velozmente.

Isso pode envolver a participação em cursos de atualização, programas de certificação ou até mesmo a busca por novas experiências profissionais.

Então, meu caro leitor, entenda mais uma vez, o mundo não está mudando, já mudou muitas vezes e agora de forma mais expressiva.

Procure acompanhar esse movimento e tendências para garantir que fará parte do mercado de trabalho futuro e que será um profissional de destaque.

Vamos juntos?

Você também pode gostar