Piracicaba, 21 de maio de 2024 | www.folhadepiracicaba.com.br
Piracicaba, 21 de maio de 2024

OUÇA A RÁDIO

Pesquisar
Close this search box.

Piracicaba que adoramos

Picture of BARJAS NEGRI

BARJAS NEGRI

Político, ex-prefeito de Piracicaba

O avanço da Drogal em direção ao Interior

Instalada em Piracicaba em 1935 por Cyro Lopes Cançado, a primeira farmácia da família Cançado iria se expandir com a participação do seu filho, José Cançado, e do genro, Paulo Lessa, dando origem à conhecida Farmácia do Povo, até que, em 1982, dá origem à Rede Drogal.

Sob o comando de José Cançado, mais conhecido por Zé Cançado da Drogal, incia-se um plano de expansão em Piracicaba e nos municípios do seu entorno, constituindo um importante Centro de Distribuição de Medicamentos, instalado no final da avenida Cássio Paschoal Padovani, encarregado de abastecer toda a rede de farmácias Drogal.

Com o auxílio de Ricardo Cançado, Marcelo Cançado e Roberto Lessa, a Rede Drogal procurou atualizar-se tecnologicamente e planejou de forma constante o seu crescimento com a instalação de novas farmácias em direção ao Interior paulista, como forma de se proteger e de competir com as grandes redes estaduais e nacionais.

Em 2016 já atuava em 51 cidades paulistas, com 134 filiais, sendo 30 em Piracicaba. Para avançar ainda mais seria preciso manter um novo e moderno Centro de Distribuição e Logística. Surge a partir daí uma parceria com a Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semdec), essa coordenado por José Antônio de Godoy e Kleiton Rohden. Os dois articulam a cessão de um terreno de 10.200 m2 pertencente à Prefeitura de Piracicaba, cujo doação foi autorizada pelo Conselho Municipal de Expansão e Desenvolvimento Industrial e Comercial (Comedic) em 2019.

Essa decisão deu condições para que a Rede Drogal pudesse construir com bastante rapidez seu Centro de Distribuição e Logística, concentrando suas atividades, o que permitiu ganho de produtividade e de competitividade. Esse Centro foi inaugurado em outubro de 2020, ao mesmo tempo que continuava o avanço da instalação de novas filiais, o que contribuiu para  crescer ainda mais.

Ao chegar aos seus 87 anos em 2022, a Rede Drogal está presente em 96 cidades do Estado de São Paulo, com o funcionamento de 253 filiais, empregando 4.500 trabalhadores, com pelo menos um farmacêutico em cada loja. Vale lembrar que cada loja emprega de 12 a 15 trabalhadores em média.

Posso testemunhar o empenho de diversos prefeitos do Interior paulista, principalmente das cidades pequenas, em ter a instalação de uma unidade da Drogal. Além de prestar bons serviços, contribui para a geração de novos empregos.

Por fim, vale destacar a boa parceria ambiental da Drogal e a Prefeitura de Piracicaba para implantar há anos o programa de descarte correto de medicamentos vencidos ou não usados, prevenindo eventos domésticos pela ingestão desses remédios. O programa garante o descarte ao medicamento dando um destino ambientalmente correto que é a incineração. O que foi pioneirismo em Piracicaba agora está espalhado pelo nosso Estado.

Você também pode gostar