Piracicaba, 21 de maio de 2024 | www.folhadepiracicaba.com.br
Piracicaba, 21 de maio de 2024

OUÇA A RÁDIO

Pesquisar
Close this search box.

Piracicaba que adoramos

Picture of BARJAS NEGRI

BARJAS NEGRI

Político, ex-prefeito de Piracicaba

Hospital Regional Drª Zilda Arns: cinco anos de bom funcionamento

Apresentamos em setembro de 2009 o anteprojeto do Hospital Público Regional do SUS, que saiu do papel após décadas de debate. Em nossa gestão, a Prefeitura viabilizou o projeto, o terreno de 80 mil m² no bairro Santa Rita e garantimos os recursos para sua construção dentro do Plano Plurianual – PPA. Licitamos em junho de 2010 as obras, que foram iniciadas em setembro de 2010. Dada a dimensão do Hospital com 18 mil m² de construção, os problemas com a empresa contratada, a complexidade de sua climatização, apenas em agosto de 2017 concluiu-se suas obras e instalações, podendo a partir daí receber equipamentos para seu funcionamento.

Não é demais lembrar que a região de Piracicaba tinha uma relação de leitos do SUS por 1.000 habitantes, bem abaixo da média estadual, colocando Piracicaba na lanterna da classificação das 17 Diretorias Regionais de Saúde do Estado. Dado a importância de nossa região isso era inconcebível e não tinha explicação! Essa situação provocava filas para internações e cirurgias eletivas em várias especializadas. Lamentável!

Superada a questão de construção do hospital com recursos da Prefeitura, foi articulado, por anos, a parceria com o governo estadual e a Unicamp, para obter recursos para equipar o hospital e viabilizar seu custeio, sendo oficialmente inaugurado em 16 de março de 2018, com a denominação de “Hospital Regional Drª Zilda Arns”, que teve ampliação gradativa de seus leitos em operação até chegar neste ano com 100% de sua capacidade com 132 leitos, sendo 84 de enfermaria, 20 leitos de UTI e 28 leitos semi-intensivos.

Com o advento da Covid em 2020 e 2021, o hospital foi referência de atendimento de Piracicaba e região, evitando muitas mortes uma vez que 100% de sua capacidade foi utilizada para os pacientes do SUS infectados pelo coronavírus. Em 2023, voltada a normalidade, o hospital chegou a 100% de sua capacidade atendendo Piracicaba e região em várias modalidades médicas contribuindo para reduzir filas e sofrimentos das pessoas. Tudo financiado com recurso estadual.

No dia 16 de março deste ano, o Hospital Regional de Piracicaba completou 5 anos de atendimento, resolvendo problemas de saúde de milhares de pessoas. Sua implantação foi resultado de ousadia, de compromisso com a população usuária do SUS e com planejamento pensando na futura metrópole de Piracicaba, o que ocorreu em 2021, quando foi criada a Região Metropolitana de Piracicaba. Temos orgulho de ter participado de todas as etapas desse processo que durou uma década.

Você também pode gostar