Uma coleção que reflete a autoexpressão dos anos 20
Para Outono-Inverno 2024, Maximilian Davis explora a década de 1920 através de sua perspectiva distintamente definida, destilando-a à essência de suas identidades liberadas.
Bainhas levantadas e tecidos fluidos, cinturas caídas e cortes descontraídos, os códigos visuais de uma era de emancipação são reduzidos e refinados para uma coleção que reflete a autoexpressão dos anos 20 – dos dois lados do século.
A década de 1920 usavam-se roupas como forma de celebrar a liberdade. E essa expressão de liberdade é algo que ressoa comigo, com minha herança e com Ferragamo, explica Davis
Ao lado de vestidos de musseline laqueados e transparências hiperfemininas, acabamentos emplumados e bordados de lantejoulas, o guarda-roupa das mulheres que optaram por se vestir em silhuetas masculinas – Joan Crawford, Greta Garbo – se refletem em ombros largos; lãs pesadas; couros flexíveis.
Na alfaiataria, lapelas afiadas e escultóricas conotam um espírito surrealista, suas proporções distorcidas, o efeito de sua forma ecoando retratos radiográficos. Capas de cobertor – um item básico dentro do arquivo Ferragamo – são empregadas como formas de proteção.
Nos anos vinte, como resposta ao mundo que as cercava, as pessoas criavam seus próprios espaços por meio de speakeasies. Eles estavam escondendo o que estavam vestindo até estarem seguros, explica Davis.
A proteção torna-se um tema duradouro. Os uniformes do período e as roupas utilitárias de trabalho dos pescadores – suas coxas altas, suas roupas externas de couro – oferecem inspiração formativa e se manifestam em um contraponto ao vestuário fluido.
Suas formas são suavizadas por conta de seus tecidos – lã misturada com caxemira para facilidade luxuosa; couros sem forro para uma delicadeza descontraída – enquanto imbuem a coleção com uma desejabilidade fetichista.
No calçado, emblemas da época aparecem discretamente pronunciados: o formato doce de um salto de cetim; um elegante T-bar em cima de um stiletto; uma sandália strappy retirada do arquivo.
Eu sempre trago as coisas de volta, gosto de pegar uma parte rica da história e depois restringi-la para torná-la mais simples, mais moderna, explica Davis
No espírito da androginia, os sapatos também traduzem os detalhes tradicionais de brogue e sapatos monk strap em mules de salto cigarette.
Para os homens, o rigor formal é sutilmente subvertido: um derby suavemente alongado para um impacto ligeiramente surreal, seu calcanhar geometricamente quadrado.
Em outro lugar, botas utilitárias são suavemente inchadas e quadradas para uma visão contemporânea de silhuetas vintage.
Os acessórios incorporam iterações sazonais da icônica bolsa Hug – emplumada; refinada; renderizado no novo monograma Ferragamo.
Na expressão máxima do artesanato de Ferragamo, 950 lantejoulas de couro laminado são aplicadas à mão durante 19 horas para um efeito de escama de sereia.
A Fiamma também vem em um novo tamanho e detalhes sombreados para compor a coleção.
Para o outono-inverno, um novo estilo de bolsa também é introduzido: uma forma super macia, fechada com um Gancini, cuja estrutura foi desenhada a partir da forma do símbolo da cidade natal de Ferragamo, Florença: o lírio.