Piracicaba, 21 de maio de 2024 | www.folhadepiracicaba.com.br
Piracicaba, 21 de maio de 2024

OUÇA A RÁDIO

Pesquisar
Close this search box.

Metalúrgicos é o 1º Clube a ter o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos

Centro de Triagem de Resíduos Sólidos

Certificação aconteceu no mês de março deste ano

No final do ano passado, todos os clubes de Piracicaba, tiveram o primeiro encontro com a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Meio Ambiente (Simap) para discutir o destino dos resíduos sólidos.

Preocupados com a questão da sustentabilidade, diretoria e funcionários do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Piracicaba e Região já haviam iniciado o trabalho de adequação referente ao destino do lixo gerado na rotina e em especial, nos grandes eventos proporcionados no espaço do Clube Recreativo dos Metalúrgicos.

Em conjunto com uma empresa terceirizada especialista no assunto foi dado início e atenção as exigências do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) e a construção do Centro de Triagem de Resíduos Sólidos localizado em uma área que pertence ao Clube. No local foram instaladas bags para o recebimento de materiais como, papelão, ferro velho, alumínio e plástico.

O PGRS é um documento que entre muitas exigências aponta práticas ambientalmente adequadas, desde a segregação até a destinação final.

O presidente do Sindicato, Wagner da Silveira (Juca), disse que foi feita a classificação de todos os resíduos gerados desde a varrição, lixo orgânico, resíduo de obras, produtos químicos, latinhas e recicláveis. E a certificação PGRS veio para selar o comprometimento da entidade “Temos total consciência que todos nós geramos muito lixo diariamente, e o Sindicato como entidade, tendo com ele um Clube precisa ter atenção aos riscos e danos para o meio ambiental. As pessoas podem frequentar o local de lazer tendo a certeza, que existe o cuidado ambiental.  É orgulho ser o primeiro clube de Piracicaba a ter a certificação”.

Segundo Davi dos Santos Cruz, responsável pela Gestão Ambiental do Sindicato, o passo dado revela o comprometimento da entidade com o meio ambiente e a responsabilidade de cada espaço pelo seu próprio resíduo. “Temos a empresa que faz a coleta, a empresa que aceita o descarte, e dentro do Centro de Resíduos a separação é realizada, estabelecendo o processo de logística reversa”.

O presidente do Sindicato, diz que o trabalho também facilitará o controle anual de resíduos, como a quantidade de produtos gerados, completando a gestão de todo o gerenciamento. “Os planos com relação a sustentabilidade não param por aqui. Temos dentro do Sindicato, Comitês com ações práticas de ESG (Meio ambiente, Social e Governança) que fomentam nosso zelo a toda uma sociedade. E em breve, novos projetos serão implantados”.

 

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade