Piracicaba, 21 de maio de 2024 | www.folhadepiracicaba.com.br
Piracicaba, 21 de maio de 2024

OUÇA A RÁDIO

Pesquisar
Close this search box.

Arborização + Segura: Iniciado o plantio de mudas de árvores no bairro Santa Rita

As mudas selecionadas para o bairro são das espécies ipê, eritrina, angico e louro-pardo

A compensação é de 5 para cada 1, com árvores de porte adequado

A Prefeitura de Piracicaba, por meio das secretarias de Obras e Zeladoria (Semozel) e Infraestrutura e Meio Ambiente (Simap), iniciou 18/04, a compensação de mudas no bairro Santa Rita, dentro do programa Arborização + Segura, executado pela CPFL Paulista. O programa da companhia prevê a substituição de árvores que podem causar danos às redes de energia elétrica, causando apagões e outros prejuízos, com compensação de plantio de 5 para 1. As novas árvores têm porte adequado, não oferecendo risco para as redes de distribuição de energia.

As mudas selecionadas para o bairro são das espécies ipê, eritrina, angico e louro-pardo. A CPFL Paulista já entregou à Prefeitura 2.561 mudas até o momento, que serão plantadas em toda a cidade, incluindo as espécies quaresmeira, grevílea-anã, chal-chal, tamanqueira e pata-de-vaca. Até o momento, as equipes de plantio atenderam, além do Santa Rita, os bairros São Dimas, Campestre, Vila Independência, Bairro dos Alemães, São Judas e Bairro Alto.

As mudas estão sendo plantadas nos locais das árvores substituídas, se não houver risco à rede de energia, ou em locais próximos, como áreas verdes.

O contato das árvores com a rede elétrica pode trazer consequências sérias como o rompimento de condutores, que pode ocasionar acidentes com pessoas, e risco de curto-circuito, com interrupção do fornecimento de energia. As ocorrências acontecem, principalmente, em dias de temporais, com fortes ventos.

A seleção das árvores que estão sendo substituídas foi feita por meio de um rigoroso levantamento técnico que considera os indivíduos que apresentam uma situação crítica e risco à integridade do sistema e à população, seja de queda ou de interferência recorrente na infraestrutura urbana. A partir disso, a substituição é planejada, sempre com avaliação e autorização prévia da Prefeitura.

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade