Seminário destaca o diagnóstico precoce, além do cuidado integral no combate à doença
O auditório do Centro Administrativo da Unimed Piracicaba foi palco, esta semana, do Seminário Mais Vida, evento alusivo ao movimento Outubro Rosa, que conscientiza para a prevenção do câncer de mama. Com uma programação que reuniu profissionais da área da saúde, o encontro refletiu sobre o diagnóstico precoce e o autocuidado de pacientes.
“A Cooperativa aborda o tema durante todo ano, porém intensifica as ações neste mês por conta das iniciativas pontuais da Unimed Medicina Preventiva, que sempre compartilha vivências de mulheres que superaram a doença e, hoje, são inspiração de vida”, disse Carlos Joussef, presidente da Instituição.
O evento foi dividido em blocos: na primeira parte, uma roda de conversa, conduzida pelo mastologista e ginecologista cooperado Sérgio Bruno Barbosa, trouxe dados importantes sobre o câncer de mama, além de análise sobre a vida de pacientes após o diagnóstico da doença. Na sequência, a nutricionista Lia Formaggio, a psicóloga Hellen Caldeira e a enfermeira Cristiane Guassi abordaram sobre alimentação saudável, acolhimento emocional e autoexame.
A parte final do encontro contou com a presença de colaboradoras e beneficiárias da Unimed Piracicaba que tiveram o diagnóstico confirmado do câncer de mama e conseguiram dar a volta por cima, graças à assistência médica da Cooperativa e a rede de apoio de familiares e amigos, além de relatos da experiência do trabalho voluntário prestado a pacientes com câncer.
“Apesar do alto índice de mortalidade associado a este câncer, os estudos evoluíram muito nos últimos anos e cada vez mais temos informações sobre tratamento, prevenção, diagnóstico e autoexame”, finalizou o dirigente, especialista em ginecologia.
Programa Mais Vida
O seminário recebeu o nome do programa Mais Vida, serviço que rastreia e detecta o câncer de mama em beneficiárias com idade entre 40 e 74 anos, por meio de exame de mamografia anual.
Para fazer parte do Mais Vida é fácil: mulheres são contatadas no mês de aniversário para orientação de hábitos preventivos e identificação de possíveis fatores de risco. Mais informações pelo telefone 0800 774 7775, opção 0.
“A mamografia é agendada e realizada no Hospital Unimed com rapidez e agilidade. Se observada alguma alteração, a paciente é direcionada para consulta com médico mastologista”, orientou Joussef.
De acordo com o dirigente, o câncer de mama tem cura. “A prevenção é sempre o melhor caminho”, finalizou.
Foto: Divulgação