Atendimentos consolidam os procedimentos estruturais do complexo na cidade
A Unimed Piracicaba celebra um marco importante neste mês: a realização de 100 procedimentos de Implante de Válvula Aórtica por Transcateter (TAVI), no laboratório de Hemodinâmica da Unidade do Coração, instalado em 2019, no Hospital Unimed, pelo presidente Carlos Joussef.
“A TAVI é um procedimento minimamente invasivo, indicado para o tratamento do estreitamento da válvula aórtica, estrutura responsável por regular a passagem sanguínea do coração para os vasos do sistema circulatório”, completou o dirigente.
Realizada por médicos hemodinamicistas, a técnica consiste na introdução de uma prótese valvar por meio de punção na virilha do paciente, sem necessidade de anestesia geral na maioria dos casos. Dessa forma, evita-se a cirurgia convencional de peito aberto, reduzindo o tempo de internação e acelerando a recuperação.
“O procedimento possibilita que pacientes com contraindicação para cirurgia aberta recebam o implante da nova válvula cardíaca de maneira segura e eficaz. Além disso, melhora a qualidade de vida, especialmente de idosos e indivíduos frágeis, que teriam um risco elevado em um procedimento convencional”, destacou o médico coordenador da Unidade do Coração, Daniel Lemos.
No Hospital Unimed, os pacientes geralmente recebem alta no dia seguinte ao procedimento, com média de internação de 1,5 dias. Esse tempo reduzido contribui para menores taxas de infecção hospitalar e maior conforto para o paciente.
Excelência
Os 100 procedimentos realizados pela Unimed Piracicaba apresentam resultados expressivos. De acordo com a revista Arquivos Brasileiros de Cardiologia de 2024, a taxa média de óbito hospitalar para esse tipo de cirurgia é de 8,2%. Na Cooperativa, esse índice foi reduzido para 4,1%, demonstrando a excelência do serviço.
Outro dado relevante está relacionado às complicações do procedimento. O índice nacional para necessidade de implante de marca-passo após a cirurgia é de 12,6%, enquanto na Unimed Piracicaba esse percentual foi de 11,4%. Já a taxa de Acidente Vascular Cerebral (AVC) pós-procedimento ficou em 1%, abaixo da média nacional de 1,2%.
“Alcançar esses índices só é possível com o envolvimento de um time altamente qualificado. O Heart Team, equipe formada por especialistas em diferentes áreas da cardiologia, acompanha os pacientes desde a indicação cirúrgica até a alta hospitalar”, ressaltou Joussef.
Durante o procedimento, a atuação sincronizada entre médicos hemodinamicistas, equipe de enfermagem, anestesistas e toda a estrutura hospitalar é essencial. Após a cirurgia, os pacientes são encaminhados para a UTI Cardiológica, onde recebem suporte de profissionais especializados, garantindo máxima segurança.
Referência
Com a marca de 100 cirurgias de TAVI, a Unimed Piracicaba se consolida como referência em procedimentos estruturais, que corrigem defeitos em válvulas, septos e artérias do coração, tanto em adultos quanto em crianças.
“Recebemos pacientes de toda a região e nos orgulhamos de sermos referência nesse tipo de cirurgia. Nosso desempenho motivou um estudo científico que será submetido para publicação em breve. Esses resultados reforçam nosso compromisso com a ampliação dos tratamentos para outras estruturas do coração, como válvula mitral, apêndice atrial e válvula pulmonar”, explicou Lemos.
A evolução da Unidade do Coração reflete os investimentos contínuos da Unimed Piracicaba na inovação e no aperfeiçoamento da assistência cardiológica.
“Nosso compromisso é oferecer sempre o que há de mais moderno e seguro para nossos pacientes. A Unidade do Coração é um grande orgulho da Unimed Piracicaba e seguiremos investindo para aprimorar cada vez mais essa área”, finalizou Joussef.
Foto: Divulgação