O inverno começa no hemisfério sul nesta sexta-feira, às 12h54 trazendo dias mais frios, a noite mais longa do ano, menos chuvas e a época mais propícia para a observação do céu.
O fenômeno conhecido como Solstício significa que o Sol atinge no hemisfério sul sua maior declinação ao norte. A partir dessa data retorna seu movimento em direção ao equador celeste que marca a entrada da primavera. O inverno irá durar 93 dias, 15 horas e 43 minutos.
É a mais longa das estações do ano e isto é consequência da órbita elíptica da Terra aliada ao seu afastamento e a velocidade menor ao redor do Sol, razão pela qual as estações têm duração diferente. Se a órbita da Terra fosse circular, as estações teriam a mesma duração. Em nossa região o Sol nascerá nessa sexta-feira às 06h 46m e se porá às 17h 27m . A passagem meridiana ocorrerá ás 12h 07m.
Para a astronomia
De acordo com o coordenador do OAPES (Observatório Astronômico Elias Salum), Nelson Travnik, o inverno é a mais celebrada para os astrônomos porque traz noites propícias a observação. “Nesse inverno terá início um show planetário com os dois planetas mais bonitos vistos ao telescópio: Júpiter e Saturno”, diz.
Portanto uma oportunidade única para uma visita ao Observatório Astronômico de Piracicaba Elias Salum que atende a população todos os sábados da 18h30 às 21h30. A entrada é gratuita. O observatório está situado no km 3 da rodovia Fausto Santomauro (SP-127), que liga Piracicaba a Rio Claro.
—