Desde 2018

⭐ Piracicaba, 3 de abril de 2025 ⭐

[wp_dark_mode style="3"]

Publicidade

Fundo Social inicia cursos de qualificação para pessoas em vulnerabilidade social

As aulas ocorrem semanalmente na sede do Fundo Social, e seguem até o dia 22 de abril

Primeiro curso é de brigadeiros e formação inclui várias etapas

O Fundo Social de Solidariedade de Piracicaba iniciou na última semana de março uma nova etapa de sua atuação com cursos de qualificação voltados à geração de renda e ao fortalecimento do empreendedorismo entre pessoas em situação de vulnerabilidade social.

A primeira formação da série é voltada à área de confeitaria, com foco na produção de brigadeiros artesanais, e ocorre em parceria com o Sebrae, por meio do programa Sebrae Delas.

A formação, aberta a mulheres e homens, oferece uma jornada completa de desenvolvimento, começando pelo fortalecimento da autoestima e da inteligência emocional — aspectos fundamentais para quem deseja empreender.

Em seguida, os participantes aprendem técnicas práticas de produção de brigadeiros, boas práticas de manipulação de alimentos, escolha de ingredientes, apresentação, embalagem, precificação e estratégias de venda.

“As pessoas que estão participando desse curso estão dando um passo importante rumo à independência financeira. Nosso propósito é oferecer ferramentas reais para que possam transformar sua realidade com dignidade e autonomia. Com conhecimento técnico, apoio emocional e incentivo material, queremos que saiam preparados para empreender. Essa é uma ação que reafirma o compromisso da gestão do prefeito Helinho Zanatta com a inclusão social e o desenvolvimento local”, destacou Valkiria Callovi, presidente do Fundo Social.

As aulas ocorrem semanalmente na sede do Fundo Social, na avenida Dr. Paulo de Moraes, e seguem até 22 de abril.

Além do Sebrae, a ação conta com o apoio do Sicredi Dexis e do Banco do Povo, que oferecem orientações sobre educação financeira e acesso ao crédito, ampliando as possibilidades para quem deseja iniciar um pequeno negócio.

A iniciativa conta ainda com a parceria da Escola de Gastronomia IGA e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento, que contribuem com as atividades práticas do curso

Na segunda aula, a assessora do Fundo Social, Catarina Paggiaro, participou da atividade e compartilhou como a confeitaria foi fundamental em sua trajetória.

“Foi com os doces que consegui mudar a minha história. É possível começar pequeno, dentro de casa, e transformar isso em um negócio. O mais importante é acreditar que você pode”, destacou.

O curso é totalmente gratuito e oferece estrutura completa para garantir o acesso das participantes: transporte de ida e volta, coffee break e espaço kids para acolher os filhos durante as aulas.

Ao final do programa, os alunos com 100% de frequência receberão um kit de incentivo para dar início à produção e comercialização dos brigadeiros.

Esse curso é o primeiro de uma série de formações.

“Temos outros cursos programados nas áreas de panificação, beleza e muito mais. Nosso objetivo é ampliar essas oportunidades para que mais pessoas possam trilhar caminhos de autonomia e geração de renda”, reforça Valkiria.

SERVIÇO – Cursos de qualificação profissional do Fundo Social. Sede do Fundo Social de Solidariedade de Piracicaba, av. Dr. Paulo de Moraes, 1920.

Informações pelo telefone (19) 3434-7090.

Publicidade