Desde 2018

⭐ Piracicaba, 1 de abril de 2025 ⭐

[wp_dark_mode style="3"]

Publicidade

Sindicato dos Bancários de Piracicaba realiza evento para discutir e fortalecer os direitos das mulheres

Angela Savian (centro) e as bancárias do Santander reunidas para falar sobre os direitos das mulheres

SindBan lança cartilha de combate à violência e desigualdade na última sexta-feira (7)

Na manhã da última sexta-feira (7), véspera do Dia Internacional da Mulher, o Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região (SindBan) realizou um evento especial em sua sede, reunindo bancárias, líderes, pesquisadoras, profissionais de diversas áreas, artistas, ativistas e representantes de diferentes setores da sociedade. Durante o encontro, foi lançada oficialmente a cartilha “Sem a luta coletiva, não há avanços nos direitos e conquistas das mulheres”. A publicação aborda diversos temas, com destaque para o programa SindBan Acolhe, uma ação voltada para criar um ambiente mais inclusivo e solidário às mulheres no setor bancário.

A vice-presidente do SindBan, Angela Savian, abriu o evento destacando a relevância da resistência feminina e da união entre mulheres e homens para a construção de uma sociedade mais justa. “Precisamos seguir juntas, mas também contar com o apoio de todos para que avanços sejam conquistados para a sociedade como um todo”, afirmou Savian.

O encontro contou com uma apresentação artística do Coletivo Peneiras/Cia D’vergente, com as atrizes, Dafni Fernanda, Tiara Silva e Magna Eliez. A performance abordou a história de resistência das mulheres e a luta por reconhecimento e direitos, provocando reflexão sobre os desafios ainda enfrentados pelas mulheres na sociedade de diversas formas e contexto, como na indústria da beleza que ainda impõe padrões fora da realidade das mulheres.

A assessora da deputada estadual Bebel, Lucia Lopes S. Cavalheiro e as vereadoras Silvia Morales, Raí de Almeida também participaram do evento. Silvia destacou a recente conquista do Oscar pelo filme, Ainda Estou Aqui e a importância da trajetória de Eunice Paiva, uma figura símbolo de resistência e coragem. Raí de Almeida complementou ressaltando a necessidade de combate às desigualdades e violências ainda enfrentadas pelas mulheres, como feminicídio, racismo e disparidade salarial.

“Seguimos na luta para que todas tenham acesso a oportunidades e direitos iguais”, enfatizou a vereadora Raí.

A gerente executiva regional da Previdência Social Piracicaba, Michele Totti, participou do café e expressou sua gratidão pela oportunidade de estar entre pessoas, especialmente mulheres determinadas, que enfrentam desafios diários sem desistir.

“Somos mulheres competentes e batalhadoras, sempre em busca do melhor para nós mesmas e para a sociedade como um todo. É fundamental que estejamos unidas para promover avanços que beneficiem a todos”, destacou Totti.

José Antonio Fernandes Paiva, presidente do SindBan apresentou um resumo da pesquisa Perfil Bancário 2025, conduzida pelo sindicato e atualmente em sua 21ª edição. Este ano, o levantamento contou com a participação de 740 bancários, distribuídos por 113 agências em 22 cidades da base territorial.

Paiva destaca que, “hoje 56% da categoria são mulheres, e são as mais afetadas pelo assédio moral que chegou a 0,24%% segundo a pesquisa. Outro dado é que para 31% das mulheres bancárias, o salário é a maior renda dentro de suas casas e o que nos preocupa ainda é que apenas 2,57% se declaram preta”, pontuou o presidente do Sindban.

Após o café-da-manhã, diretores e parte da equipe do SindBan, percorreram diversas agências bancárias para distribuírem cartilhas informativas e estimular o debate sobre os desafios enfrentados pelas mulheres no setor. A iniciativa buscou ampliar a conscientização e reforçar a necessidade de avanços em prol da equidade de gênero.

Fotos: Divulgação

Publicidade