Desde 2018

⭐ Piracicaba, 23 de novembro de 2024 ⭐

Pesquisar
Close this search box.
[wp_dark_mode style="3"]

Publicidade

SindBan realizou plenária para discutir pontos relevantes da Campanha Nacional

Bancários definem ações para os 65 anos do SindBan a partir de julho

Diretoria informou também sobre as festividades de 65 anos da instituição

Na última sexta-feira (12), o Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região (SindBan), realizou uma plenária para avaliar o andamento das negociações e definir estratégias de mobilização para pressionar os banqueiros a partir da segunda quinzena de julho a melhorar a resposta sobre as reinvindicações da categoria, sendo que extraiu ainda um calendário de conversas com a categoria que vão desde visitas às agências, produção e distribuição de boletim informativo.

Na plenária, também foram discutidas atividades que envolvem o SindBan e a comunidade, como ações sociais, ambientais, que serão debatidas nos próximos quinze dias e que farão parte de uma série de ações do sindicato em função dos 65 anos de atuação em Piracicaba e Região.

As negociações da Campanha Nacional, tiveram início em 26/6 e prosseguem até 27/8, a primeira rodada de negociações teve como tema, emprego e tecnologia, assunto relevante para toda a categoria.

De acordo com Angela Savian:

existe uma preocupação legítima sobre a tecnologia nas agências, já que as agências vêm sendo impactadas pelo avanço da tecnologia e uso da Inteligência Artificial (IA), ou seja, temos que entender todo o processo, nos atualizarmos e garantirmos o reaproveitamento do pessoal, que precisa saber usar as ferramentas e seguir trabalhando, ou seja, precisamos da garantia dos empregos, comenta Savian

A segunda rodada de negociações inclui a questão da jornada de 4 dias, sem redução salarial e nem um dia a menos no atendimento dos serviços bancários.

E, na última quinta-feira (11), a 3ª rodada de negociação da Campanha dos Bancários 2024, discutiu o tema Igualdade de Oportunidades.

O Comando Nacional dos Bancários apresentou à Fenaban (Federação dos Bancos) algumas das reivindicações da categoria para avançar em igualdade de oportunidade no setor financeiro.

A mesa temática de Igualdade de Oportunidades já tem 23 anos e foi pioneira em discutir o tema da igualdade salarial, em direitos dos homoafetivos, inclusão de PCDs, e maior contratação de negros e negras.

Ainda assim, as desigualdades no setor bancário persistem, e é preciso fortalecer políticas de inclusão, contratação, capacitação e promoção da diversidade. No setor bancário, um dos mais rentáveis da economia, as mulheres ainda ganham 20% menos que os homens, e as mulheres negras menos 36% que os homens brancos.

Além disso, as mulheres bancárias ocupam menos cargos de liderança; e os negros (pardos e pretos) são 26,2%.

Sobre a CAIXA, que vem passando por uma transição, o diretor Ubiratan Amaral, informou que entre as preocupações dos empregados está a transição pela qual a instituição vem passando…

em 2014, eram 101.489 empregados, atualmente são 86.794 empregados, uma queda de 14.690, ou seja, caiu 14,5% em 10 anos. A Caixa vem enfrentando o fechamento de unidades, os funcionários estão migrando para as agências digitais, 128 agências serão fechadas, os empregados podem optar pela agência digital ou pela agência mais perto de suas casas para trabalharem, é uma tendencia de mercado que vem sendo incorporada pela Caixa, que reduz o número de agências físicas e migrar para a plataforma digital, esclarece Ubiratan.

Sobre o Banco do Brasil, o diretor, Paschoal Verga Júnior, enfatizou que as mesas do BB acompanham o calendário da Fenaban. Verga, destacou que:

durante as negociações realizadas na quinta-feira (03), eles foram informados sobre a decisão do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) que cassou a liminar garantindo a gratificação dos caixas do banco. A Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil (CEBB) reafirmou que, independentemente da decisão do TRT, não aceitará nenhuma redução na gratificação dos caixas. Em resposta, a direção do Banco do Brasil informou que não tomará nenhuma decisão até receber o acórdão da decisão do TRT e se comprometeu a não implementar nenhuma mudança sem antes o assunto ser debatido em mesa de negociação, conclui Verga.

Outro tema central da reunião foi o Performa.

O movimento sindical destacou a importância dessa pauta e a colocou como prioridade em relação às demais discussões da campanha salarial.

 

Festividades dos 65 anos do Sindban

Em outubro de 2024, o Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região (SindBan), completará 65 anos de atuação e, para iniciar as festividades, o sindicato realizará uma série de ações, sendo a primeira delas o Arraiá do SindBan – a Festa Julina dos Bancários que acontece na sexta-feira (26), a partir das 18h, no Banespinha em Piracicaba.

Com entrada gratuita, a festa terá comidas típicas, bebidas, quadrilha e música ao vivo com Tom Müller e banda.