Entrega ocorreu nesta quarta-feira (24), no 33º Aniversário da Lei de Cotas
Nesta quarta-feira (24), a Secretária de Assuntos das Pessoas com Deficiência do Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região (SindBan), Letícia Peres Françoso, recebeu homenagem da Câmara Paulista para Inclusão da Pessoa com Deficiência.
A homenagem é uma celebração que remete ao 33º Aniversário da Lei de Cotas, a Lei nº 12.711/2012, sancionada em 29 de agosto de 2012.
As homenagens foram entregues para profissionais que se destacam em suas áreas de atuação e promovem políticas de inclusão na sociedade, por meio da Lei de Cotas e outros instrumentos de inclusão.
Letícia Peres Françoso, além de atuar no SindBan, faz parte de instituições que promovem a inclusão da Pessoa Com Deficiência (PCD) e se tornou uma referência no assunto. Formada em Administração de Empresas, é bancária e diretora do SindBan, atua como diretora suplente da Federação dos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul (FEEB SP/MS).
Atualmente é presidente do Conselho Estadual para Assuntos da Pessoa com Deficiência de São Paulo (CEAPCD-SP) e coordenadora da região sudeste no Fórum Brasileiro dos Conselhos Estaduais da Diretoria da Pessoa com Deficiência (FORBRACE), é conselheira do Conselho Municipal de Direitos das Pessoas com Deficiência de Piracicaba. Além disso, é diretora do Instituto Sindical de Piracicaba.
Letícia é casada, mãe de dois filhos e executa todas as tarefas domésticas com a ajuda do esposo dedicado. Após ser atropelada por um motorista alcoolizado e perder parte da perna esquerda, ela utiliza muletas para se locomover.
No cotidiano está sempre bem-humorada e com uma coragem inabalável superou os preconceitos e segue exercendo sua profissão diariamente, trabalha diariamente exercendo a profissão que escolheu e busca tornar a sociedade melhor e mais inclusiva.
Letícia Peres Françoso explica que:
receber uma homenagem, é claro que me deixa feliz, eu já tenho consciência da minha missão na sociedade há muitos anos e cumpro o meu dever como pessoa e como profissional para que todos os PCDs sejam incluídos e tenham oportunidades, comemora Françoso.
CAMPANHA NACIONAL – A Campanha Nacional dos Bancários 2024, teve início em 26/6 e durante as negociações, o tema inclusão foi levado ao Comando Nacional para ser debatido, em função da importância da inclusão.
Para Letícia, é importante discutir os gargalos que ainda são um agravante no quesito acessibilidade dentro dos bancos
tanto para quem trabalha, como para quem acessa as agências. Outro tema relevante é a contratação da Pessoa Com Deficiência, uma das cláusulas da campanha salarial e que tem sido acompanhada por nós para sabermos como as negociações estão ocorrendo e temos ampliados as pautas nas mesas de negociações, com temas que contemplam as especificidades da pessoa com deficiência, representados por nós nas instituições bancárias, resume a diretora do Sindban.