Desde 2018

⭐ Piracicaba, 21 de novembro de 2024 ⭐

Pesquisar
Close this search box.

Publicidade

Delegação do Sindban integra congressos dos bancos públicos e privados

Pautas se somarão às demandas gerais da categoria a serem aprovadas na 26ª Conferência Nacional dos Bancários

Com o slogan, juntos avançamos nas conquistas, foram abertos na última terça – feira (4), o 39º Congresso Nacional dos Empregados da Caixa Econômica Federal (Conecef), o 34º Congresso Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil.

Os bancos privados, Itaú Unibanco, Santander, Bradesco e Banco Mercantil do Brasil se reuniram na quinta – feira (6).

Bancários de todo o país reúnem-se de sexta – feira (7) a domingo (9), em São Paulo, na 26ª Conferência Nacional dos trabalhadores do segmento financeiro.

A categoria debate os pontos relacionados ao cotidiano de trabalho e define a minuta de reivindicações e estratégias de negociação da Campanha Nacional dos Bancários 2024.

Uma vez aprovada na conferência nacional, a pauta de reivindicações é entregue à Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) e aprovado um calendário de negociações.

A Campanha Nacional é construída entre as agências bancárias e departamentos administrativos dos bancos e toda categoria bancária, que teve a oportunidade de ajudar a definir a pauta de reivindicações por meio da consulta nacional aos bancários.

O SindBan se empenhou em incentivar os bancários de Piracicaba e Região a responderem a consulta e a contribuírem com os itens de pauta.

Para Paiva, presidente licenciado do SindBan:

os bancários puderam contribuir com respostas importantes para entender as reais demandas, os problemas enfrentados e para a resolução dos problemas que afligem a categoria e que visam valorizar o trabalho bancário, esclarece Paiva.

Além das pautas sobre os direitos dos bancários e bancárias, esta semana, os bancários puderam discutir política, economia, previdência complementar e plano de saúde.

Além de abordar o uso da Inteligência Artificial (IA) no setor bancário, com investimentos significativos previstos em tecnologias emergentes até 2024, como IA Generativa, computação quântica e cibersegurança.

De acordo com (Febraban), o aporte financeiro destinado à tecnologia teve um crescimento significativo ao longo dos anos.

Entre 2015 e 2018, registrou-se um aumento de 7%, enquanto entre 2018 e 2023 esse índice foi para 97%. Globalmente, no período de 2015 a 2023, observou-se um crescimento de 107%.

É importante ressaltar que os investimentos no setor bancário brasileiro aumentaram a um ritmo superior ao crescimento médio global.

José Antonio Fernandes Paiva, presidente licenciado do SindBan, explica que:

precisamos discutir os desafios da sociedade e dos trabalhadores, previdência, igualdade de oportunidades, saúde e papel dos bancos públicos e privados no desenvolvimento do país. O SindBan se preparou para os encontros, participando do congresso e conferência interestadual, além de promover a conferência municipal, alinhado os temas com todos os bancários, bancárias e instituições para que possamos extrais os melhores pontos e apresentarmos as melhores propostas para a campanha nacional dos bancários em setembro, ressalta Paiva.

Angela Savian, presidente em exercício do SindBan, reforça a importância da consulta e dos debates para que todos ganhem lá na frente:

somos uma categoria legitimada, nossas conquistas precisam ser garantidas a fim de que os bancários e bancários tenham qualidade de vida. O SindBan se empenha há 64 anos para garantir que todos tenham seus direitos mantidos e, sempre faremos o melhor que pudermos pelos nossos colegas trabalhadores, conclui Savian.