Desde 2018

⭐ Piracicaba, 27 de janeiro de 2025 ⭐

[wp_dark_mode style="3"]

Publicidade

Bancários do Banco do Brasil aprovam acordos e descartam greve

Diretores do Sindban conduziram a assembleia na segunda (09)

Funcionários das bases sindicais que aprovaram o acordo até a assinatura receberão a PLR na sexta-feira, 13

Na última segunda-feira (9), o Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região (SindBan), realizou assembleia para deliberar sobre a aprovação ou rejeição da proposta da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) e do Acordo Coletivo Aditivo (ACT) do Banco do Brasil, os acordos foram aprovados por 55,8% dos bancários presentes. A decisão aconteceu por meio de voto secreto, os bancários votaram sobre uma possível greve, rejeitada por 58,1% dos bancários presentes.

O Acordo Coletivo de Trabalho será oficialmente assinado, nesta terça-feira (10). De acordo com o Banco do Brasil, os funcionários das bases sindicais que aprovaram o acordo até a data da assinatura receberão a Participação nos Lucros e Resultados (PLR) na sexta-feira (13).

O Banco do Brasil anunciou várias mudanças significativas para seus funcionários. Até dezembro deste ano, o banco garantiu a manutenção da gratificação do Caixa para os agentes comerciais que já a recebiam. Durante este período, os caixas serão priorizados para novas funções com salários superiores aos atuais. Além disso, os caixas com mais de 10 anos de função em 2017 terão a gratificação incorporada ao salário. O banco também lançará um programa de qualificação para preparar funcionários para essas novas funções.

Na área de Rede de Negócios, haverá uma revisão dos cargos de assistente de negócios, supervisor de atendimento e caixas. Serão abertas 4.000 vagas para novas funções com jornada de 6 horas e salários maiores que os atuais, com prioridade para os caixas na seleção. Além disso, 2.700 vagas serão criadas para cargos de 8 horas, com salários superiores aos de supervisor de atendimento, e 500 novas vagas de gerente de relacionamento também serão abertas. Essas mudanças beneficiarão mais de 11 mil funcionários com aumentos salariais.

A partir da próxima Participação nos Lucros e Resultados (PLR), o teto será elevado para até sete salários anuais, e o pagamento será realizado em até três dias úteis após a assinatura do acordo.

CLÁUSULA 17 – O Sindicato dos Bancários de Piracicaba e região (SindBan), realizou na segunda (09), uma nova assembleia com os bancários do BB para deliberar sobre a Convenção Coletiva de Trabalho, aprovada na oportunidade.

“Vale ressaltar que a base já havia excluído do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), a cláusula 17 que trata de demissão imotivada, diferente do que aconteceu em São Paulo e Brasília”, explica o diretor do SindBan, Paschoal Verga Júnior. Verga comenta que, “nós já havíamos votado pela não inclusão desta cláusula no ACT e mantivemos o posicionamento, deliberado em assembleia, visto que os sindicatos têm autonomia, a assembleia é soberana”, conclui o diretor.

 “O Banco do Brasil optou por excluiu a cláusula da minuta do acordo, mas o sindicato que aprovou este item, que não é o caso do Sindicato dos Bancários de Piracicaba e região, tem como opção manter a cláusula 17, já que o sindicato é soberano perante uma assembleia”, reforça Verga.

Fotos: Divulgação