Secretária acompanhou a atuação de Ana Savoy e equipe que, há dez anos, atuam reconstruindo sobrancelhas e aréolas dos seios de pacientes por meio da micropigmentação
A deputada estadual licenciada e atual secretária de Políticas Para Mulheres do Estado de São Paulo, Valéria Bolsonaro, escolheu o CECAN-Centro do Câncer da Santa Casa de Piracicaba para a visita que fez na manhã desta quarta-feira, 16, dentro da programação alusiva ao Outubro Rosa organizada por sua secretaria em nível estadual.
Recebida inicialmente pela administradora Vanda Petean e pelo assessor Marcos Andrade, na Administração do Hospital; e depois, no CECAN, pelos oncologistas Fernando Medina e Mary da Silva Thereza e pelo vice-provedor da Santa Casa, João Orlando Pavão, Valéria Bolsonaro justificou sua presença na Instituição.
“Desde que a secretaria foi criada pelo governador Tarcísio de Freitas, tem sido grande o compromisso do Estado com o bem-estar e a saúde da mulher, por meio de programas pautados pela manutenção da saúde, segurança e empreendedorismo”, disse Valéria.
Ela conta que foi emocionante acompanhar o tratamento, cuidado e acolhimento dispensados por meio do projeto Arte Com Paixão a pacientes que receberam nesta quarta, 16, a equipe da esteticista Ana Savoy para a reconstrução de sobrancelhas e aréolas de seios, com a utilização da técnica de micropigmentação.
“Quando vejo isso acontecer em uma unidade onde o atendimento ocorre em sua maioria pelo SUS-Sistema Único de Saúde, percebo que o Estado tem conseguido o seu objetivo que é promover o envolvimento de profissionais que também acreditam na prevenção; e isso me traz uma alegria imensa, porque isso é sinônimo de dignidade”, afirmou.
Ela revela que já conhece a Santa Casa e sabe da seriedade com que a Irmandade trabalha, o que segundo ela, justifica a confiança que a população tem na Instituição.
O oncologista Fernando Medina lembrou que a relação da Santa Casa com Valéria Bolsonaro é antiga e que ela, enquanto deputada estadual, direcionou várias emendas parlamentares destinando recursos financeiros para a Instituição.
“Muito importante receber a Valéria durante uma das ações que organizamos aqui no CECAN com o objetivo de devolver a auto estima para mulheres que perderam sobrancelhas e seios devido ao tratamento do câncer”, disse.
Em complemento, o provedor João Orlando Pavão, ressaltou que, além dos aspectos assistenciais, Valéria Bolsonaro pode conhecer e acompanhar parte das ações preventivas desenvolvidas pelo CECAN, o que, segundo ele, tem impacto real no tratamento do câncer.
“Sabemos que a manutenção da auréola mamária e das sobrancelhas é uma prática que vai além da estética, pois traz de volta a autoestima e a confiança para pacientes que passaram por procedimentos oncológicos”, afirmou. Para ele, o projeto mostra como a arte e a paixão podem se unir para proporcionar a recuperação física e ajudar a restabelecer uma parte importante da identidade feminina. “Uma inspiração para todos nós”, concluiu.