Eles desenvolvem planos de prevenção de acidentes a partir da avaliação dos riscos das atividades laborais e dos locais de trabalho do Hospital
No dia 27 de novembro é comemorado no Brasil o dia do Técnico de Segurança do Trabalho, em homenagem ao profissional que atua na área de segurança ocupacional, que é o conjunto de medidas adotadas visando minimizar os acidentes de trabalho, as doenças ocupacionais, bem como para proteger a integridade e a capacidade de trabalho dos funcionários.
Na Santa Casa de Piracicaba, por exemplo, os técnicos de segurança são os responsáveis pela prevenção de acidentes e pela promoção de ambientes de trabalho seguros.
Para que isso ocorra, eles desenvolvem planos de prevenção a partir da avaliação dos riscos das atividades laborais e dos locais de trabalho do Hospital.
Esses profissionais também realizam os treinamentos preventivos com base em possíveis riscos e garantem o cumprimento das normas de segurança no ambiente hospitalar.
“São diversos os campos de atuação do técnico de segurança, que promove treinamento das equipes de enfermagem e medicina, higiene, nutrição e manutenção, entre demais setores do Hospital; bem como dos funcionários de empresas terceirizadas que prestam serviços na Instituição”, disse o engenheiro de segurança do trabalho da Santa Casa, Cesar Acconci
Ele conta que esses profissionais também realizam o monitoramento dos sistemas de alarme e combate a incêndio e os treinamentos de brigada de incêndio.
“É essa a equipe da segurança do trabalho responsável pelos planos de gerenciamento de riscos, resíduos, perfurocortantes e de treinamento de trabalho em altura e espaço confinado, para atender as legislações vigentes a fim de garantir a segurança e a saúde dos funcionários do hospital”, completou Acconci.
Segundo ele, os técnicos de segurança do trabalho são essenciais para o desenvolvimento saudável das atividades de funcionários, “pois zelam pelo cumprimento de medidas de proteção à vida, com base nas normas legais que regulamentam a área de segurança do trabalho”, finalizou.
Foto- A equipe de técnicos de segurança do trabalho da Santa Casa de Piracicaba