Espaço contará com quadros dos seis cirurgiões precursores da odontologia e da cirurgia bucomaxilofacial na Instituição
A implantação da Galeria de Honra do Departamento de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial da Santa Casa de Piracicaba, na manhã desta sexta-feira, 25, foi mais do que um momento único, dedicado à preservação da memória histórica dos seis profissionais precursores da especialidade no Hospital.
Foi um encontro marcado também pela emoção e pela narrativa de fatos que traduziram o empenho e o comprometimento dos cirurgiões Enéas Lemaire de Moraes (in memorian), Roberto Mady (in memorian), Pérsio Azenha Faber, Paulo Zaidan Filho, Armando de Barros e Paulo Afonso de Oliveira Jr, homenageados com o descerramento de seus quadros, que passarão a compor a Galeria de Honra.
Os convidados foram recepcionados pelo provedor Alexandre Valvano Neto e pelo coordenador do Departamento de CTBMF, Paulo Afonso de Oliveira Júnior, que discorreu sobre o início da odontologia no Hospital, na década de 1930, e da implantação do Departamento de Bucomaxilofaciais, na década de 1940.
“Eles foram precursores da cirurgia bucomaxilofaciais na cidade e região e servem como exemplos de iniciativa e determinação para os colegas mais jovens”, disse o coordenador.
Ele falou do crescimento da especialidade e de sua importância, lembrando que a atuação deste profissional é indispensável no ambiente hospitalar, onde ele é responsável pela execução de cirurgias de deformidades faciais de alta complexidade.
Ao falar em nome do prefeito Luciano Almeida, o sub-secretário de saúde do município, Augusto Muzilli, desejou sucesso ao Serviço que, segundo ele, é privilegiado pela qualidade assistencial, pela excelente formação dos profissionais e pela estrutura hospitalar que fazem do Departamento um dos serviços mais reconhecidos e respeitados do país.
Em sua fala, Alex Valvano ressaltou que a evolução da cirurgia bucomaxilofacial contribuiu diretamente para a modernização de vários setores e aspectos do Hospital. Segundo ele, o Departamento implantou modernas técnicas para a realização de artroscopia das articulações, tratamento cirúrgico das ATMs – articulações temporomandibulares, conquistou credenciamento para realização de cirurgias de alta complexidade na área; implantou novos protocolos assistências, instituiu técnica pioneira na região para reconstrução de face e implantou um dos primeiros cursos de especialização em CTBMF do Brasil.
“Vimos o desempenho desses profissionais ao longo dos últimos 84 anos no nosso Hospital e estamos orgulhosos por esta trajetória de sucesso e crescimento que tanto tem elevado a presença e a importância da nossa Instituição no cenário da saúde regional, e certamente nacional”, disse Valvano.