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⭐ Piracicaba, 31 de março de 2025 ⭐

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Com 25 anos e formação em Direito, a jovem empreendedora é sucesso no segmento da confeitaria saudável

Com 25 anos e formação em Direito, a jovem empreendedora é sucesso no segmento da confeitaria saudável

Aos 25 anos, Ana Carolina deixou para trás a carreira no Direito para seguir um caminho inesperado: o da confeitaria saudável.

Em meio à pandemia, descobriu sua paixão por criar doces nutritivos e deliciosos, transformando essa descoberta em um negócio de sucesso com a Anaca Confeitaria.

Com uma trajetória marcada pela coragem de mudar, Ana encontrou na cozinha do seu apartamento, em Piracicaba, o ponto de partida para um empreendimento que hoje fideliza clientes em diversas cidades e atrai até celebridades, sempre com o propósito de oferecer uma alimentação inclusiva e consciente.

 

Ana Carolina com o cantor Sorocaba e sua esposa (Biah) clientes da Anacá

A Anacá Confeitaria Saudável é um sucesso, e a PiraCult foi conhecer de perto a receita da empreendedora por trás da marca.

 

Mauricio Ribeiro: Antes de falar da marca, queremos conhecer melhor a RIBEIRO família com tradição no segmento hoteleiro e gastronômico. Quem é você, qual sua idade e como surgiu sua identificação com a culinária?
Ana Carolina: Sou Ana Carolina, tenho 25 anos e sou advogada de formação. Meu primeiro contato com a confeitaria aconteceu durante a pandemia, em 2020, enquanto cursava o quarto ano da faculdade de Direito na Universidade Presbiteriana Mackenzie, em Campinas. Naquele período, as aulas passaram a ser online, o que me fez voltar para a casa dos meus pais, em São Pedro, interior de São Paulo. Na época, eu também estagiava na 4ª Vara Criminal de Campinas. Sempre me considerei uma pessoa com hábitos saudáveis. Como sofro de enxaqueca, precisei “andar na linha” e adotar uma rotina saudável, o que me levou a preparar docinhos e sobremesas mais saudáveis para o café da tarde e pós-refeições. Até que, um dia, minha melhor amiga plantou a sementinha: “E se vendêssemos esses doces que você faz? Não temos nada a perder.” Minha primeira reação foi o medo, mas logo começamos a vender pelo Instagram, entregando de porta em porta em São Pedro, Águas de São Pedro e Piracicaba.

Mas chegou o momento de prestar a OAB – Ordem dos Advogados do Brasil e finalizar meu TCC, então desisti de tudo e passei a focar apenas na minha carreira no Direito. Comecei a trabalhar em um escritório de advocacia em Piracicaba, mas logo percebi que aquela não seria a minha vida. Não entendia o motivo, mas sabia que precisava mudar, não estava feliz. A realidade e as perdas da pandemia me incentivaram a buscar algo mais, e pensei em mudar de área e cursar Nutrição, quando encontrei um curso em São Paulo que unia Nutrição e Confeitaria Saudável. Não pensei duas vezes e me mudei para lá, onde também trabalhei em algumas confeitarias para adquirir experiência, com a intenção de ficar por um ano. A vivência lá foi intensa, e os objetivos começaram a ficar mais claros. Como consumidora, sentia muita falta de doces saudáveis em Piracicaba. Antes de completar um ano em São Paulo, aos seis meses, resolvi voltar para Piracicaba para trilhar meu caminho. Assim, em setembro de 2022, nasceu a Anacá, na cozinha do meu apartamento, com apenas uma panela e um sonho nas mãos.

 

Mauricio Ribeiro: Sua avó, Dona Bete, do Hotel Cachoeira da Furna, é uma referência na cozinha regional e no ramo hoteleiro. A influência dela na sua vocação foi forte?
Ana Carolina: Apesar de minha avó ser uma verdadeira referência na cozinha e em tudo o que faz, jamais imaginei que seguiria o “mesmo” caminho que ela. Sempre me vi no Direito, como advogada, e não me imaginava fazendo outra coisa. Desistir de tudo foi um susto para mim, para minha família e, inclusive, para minha avó, que nunca me viu dentro de uma cozinha. Posso dizer que essa mudança inesperada caiu de paraquedas no meu colo, mas hoje não me imagino fazendo outra coisa.

O apoio dela é essencial, e tê-la ao meu lado com todo seu exemplo e positividade torna tudo mais fácil. Às vezes até me sinto mais filha dela do que da minha mãe. Eu não sabia, mas parece que o espírito empreendedor sempre esteve em mim!

 

Mauricio Ribeiro: A Anacá Confeitaria é conhecida por oferecer opções saudáveis. O que motivou você a criar uma confeitaria focada nesse nicho?
Ana Carolina: Notei a escassez de confeitarias saudáveis no mercado, algo que pudesse ser além de nutritivo e proporcionasse também uma experiência única. Sentia falta de doces que fossem, ao mesmo tempo, saborosos, bonitos, saudáveis e pouco industrializados. Queria realmente quebrar o estigma de que “doce saudável tem gosto de plástico”. Criei doces que, se um dia você comer, duvidaria que são realmente saudáveis.

Nunca me encantei tanto por doces tradicionais e jamais me imaginei tendo uma confeitaria, mas a proposta de ser algo saudável reflete realmente a minha essência, pois minha vida sempre foi pautada por escolhas saudáveis. A luta contra as enxaquecas me levou a ter hábitos mais saudáveis, e, uma vez que você os adota, não quer abrir mão deles. Foi nesse contexto que surgiu o desejo de oferecer não apenas uma opção saudável, mas tambem um doce realmente bonito e gostoso como os tradicionais.

 

Mauricio Ribeiro: Como você equilibra a criatividade na confeitaria com a preocupação com a saúde e a qualidade dos ingredientes?
Ana Carolina: A maioria das minhas receitas e criações tem origem nos doces tradicionais.

Experimento de tudo o que vejo, mas sempre com o objetivo de transformar esses sabores e a beleza para o mundo saudável. É nesse processo que procuro os melhores ingredientes do mercado para fazer as substituições. Busco criar algo que as pessoas possam comer sem culpa, mas com muito sabor, algo que, para mim, é essencial. A substituição dos polióis foi uma mudança significativa que reflete esse desejo. Sempre passei mal com o xilitol, sorbitol, eritritol, adoçantes que, apesar de adoçarem, causam desconforto, gases e até mesmo diarreia. Mas não havia outra forma de adoçar um doce. Quando lançaram a substituição por stevia, não pensei duas vezes e mudei a composição de todos os meus produtos, pois sabia que essa mudança não só tornaria meus produtos mais saudáveis, como também ajudaria a melhorar a qualidade de vida dos meus clientes.

 

Mauricio Ribeiro: Quais foram os principais desafios que você enfrentou ao abrir a Anacá em Piracicaba e como superou esses obstáculos?
Ana Carolina: Acredito que minha vida, desde o começo, tem sido marcada por obstáculos, mas foram eles que me trouxeram até aqui. Criei a Anacá com o desafio de desistir do Direito.

Ficava me perguntando a todo momento: “Será que é a coisa certa?”, “Será que estou indo pelo caminho mais fácil?”, “Será que vai dar certo?”. Quando algo dava errado, ouvia de todos: “Se você tivesse seguido o Direito, não passaria por isso”, “Você vai largar o Direito para fazer doce?”, “Vai mesmo virar doceira?”. Foi um momento realmente difícil para uma menina de 23 anos. E, por aí, somam-se inúmeros… o primeiro funcionário, a primeira demissão, as geladeiras quebradas, o atraso das mercadorias, a falta de dinheiro, a pouca idade para administrar problemas maiores, a vontade de crescer e chegar “lá”, a comparação… Mas nunca enxerguei as coisas como obstáculos e sim como desafios. A cada dia, queria ser melhor, entregar mais, fazer mais e realmente lutei por isso. Meus pais me ajudaram muito com tudo isso e tiveram uma participação essencial no meu crescimento. Estiveram ao meu lado não só nos melhores momentos, mas também seguraram minha mão nos piores, como fazem até hoje. Acredito que, quando se empreende, ter uma base familiar sólida por trás é o que realmente traz segurança, e sem eles eu não teria chegado até aqui.

 

Mauricio Ribeiro: A marca atende clientes em outras cidades do interior. Você pretende chegar à capital?
Ana Carolina: Sim. Desde que montei a Anacá, nunca a enxerguei restrita a uma região ou estado. Em todos os lugares que visito, fico maginando o quão incrível seria ter uma confeitaria como a Anacá por lá. Esse sonso existe desde o primeiro momento.

 

Mauricio Ribeiro: Dentre seus clientes, descobrimos que você já atende famosos… Como foi a construção dessa fidelidade com clientes tão distintos e renomados?
Ana Carolina: Por essa nem eu esperava. Todos nós ficamos surpresos quando recebemos a mensagem: “Aqui é a assessora, gostariamos de saber se você poderia participar da festa de fulano” Foi um momento em que quase cal dura para trás. Nunca imaginei alcançar nomes tão relevantes tão rápido Mas, com certeza, experiências como essa me fizeram acreditar ainda mais nos meus sonhos, na minha capacidade e na grandeza da Anaca. Em menos de dois anos, já atendemos muitas pessoas especiais da minha região que fizeram e fazem parte da história da Anaca, e conseguimos fidelizar nomes renomados, como o de Biah Rodrigues e Sorocaba, que também contribuem para o meu crescimento pessoal.

 

Mauricio Ribeiro: A Anacá Confeitaria utiliza plataformas como iFood para entregar seus produtos. Como você enxerga o papel das vendas online no crescimento do seu negócio?
Ana Carolina: A venda online é, sem dúvida, o pilar central do meu negócio. Comecei com vendas 100% online pelo Instagram e, a partir daí, expandi para o WhatsApp, Facebook e iFood. Toda a minha comunicação com os clientes e a entrega de conteúdo acontece principalmente pelo Instagram, seja para lançar novidades, anunciar produtos ou divulgar vagas. Embora hoje eu considere a Anacá uma marca já consolidada também no mundo físico, certamente ela não existiria sem as vendas online.

 

Mauricio Ribeiro: A sustentabilidade é uma preocupação crescente no setor alimentício. Como a Anacá Confeitaria aborda essa questão?
Ana Carolina: Acredito que uma confeitaria saudável como a Anacá pode contribuir para a sustentabilidade de diversas formas. Em minha visão, a redução do desperdício é um dos principais fatores. Para manter a qualidade e a excelência dos nossos produtos, nossa produção é feita de maneira planejada, quase diariamente, a fim de evitar desperdícios. Priorizamos ingredientes orgânicos e locais sempre que possível. A maioria dos nossos insumos tem um impacto ambiental menor, pois passam por menos processamento e utilizam menos produtos químicos no cultivo. Também promovemos a educação sobre alimentação consciente.

 

Mauricio Ribeiro: Você percebe uma mudança no comportamento dos consumidores em relação a produtos saudáveis? Como você adapta seu cardápio a essas tendências
Ana Carolina: Sim, com toda certeza. Percebo que, especialmente após a pandemia, os hábitos mudaram e “ser saudável” deixou de ser uma tendência, passando a ser um estilo de vida, algo essencial para as pessoas. Praticar exercícios, comer bem, evitar açúcar – tudo isso se tornou uma busca constante. Quando criei a Anacá, percebi que meu propósito ia além de satisfazer o desejo de quem frequenta a academia e quer um docinho sem culpa, A Anacá é uma verdadeira tradução de saúde, pensada também para aqueles que não podem consumir glúten, têm intolerância à lactose ou alergia à caseína, e até mesmo para os diabéticos. Me esforço ao máximo para criar doces que sejam realmente saborosos, para que essas pessoas não sintam falta de um doce carregado de açúcar, farinha ou leite. Acredito que a palavra certa seja “inclusiva”. O elogio que mais me toca e que adoro ouvir dos meus clientes é: “Meu Deus, isso nem parece ser saudável!” – e, sim, isso é o que me move.

 

Mauricio Ribeiro: Quais são seus próximos planos para a expansão ou evolução da marca Anacá Confeitaria?
Ana Carolina: Esse eu prefiro deixar em segredo por enquanto. Tenho muitos planos para a Anaca, mas, sem dúvidas, a expansão é um sonho desde o inicio. Meu desejo é que todos possam experimentar um doce saudável, gostoso, leve e sem culpa, como os da Anaca

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