Desde 2018

⭐ Piracicaba, 22 de setembro de 2024 ⭐

Pesquisar
Close this search box.

Publicidade

Estudantes realizam caminhada alusiva ao Maio Laranja

429948ec-2127-44a6-9e28-eae2852a4a18

Evento também foi motivado pelo crime contra a adolescente Victoria, em Charqueada

A comunidade escolar da EE Professor Pedro Crem Filho, na zona rural de Charqueada, realizou recentemente um evento alusivo ao Maio Laranja, que é o mês de combate ao abuso e à exploração sexual infantil no Brasil. As atividades ocorreram durante toda a semana e terminaram na quinta-feira, dia 16, no bairro do Recreio, onde está localizada a escola.
O evento contou com as parcerias do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), do Conselho Tutelar da Prefeitura Municipal de Charqueada e do líder comunitário do bairro, o ex-aluno Charles Soares da Silva, além da participação efetiva do Grêmio Estudantil. Houve uma caminhada envolvendo estudantes, professores, gestores e funcionários, palestras e reflexões relacionadas ao tema.
Um dos destaques do acontecimento foi a participação da Bampec (Banda Marcial EE Prof Pedro Crem Filho), regida pelo professor e maestro José Renato Curti Maio.
Antes da caminhada todos participaram de um aquecimento físico, preparado pela equipe da Secretaria Municipal de Esportes de Charqueada.
O percurso teve como ponto de chegada a praça da Igreja do Recreio onde foram entregues panfletos, produzidos pelos alunos da escola. A caminhada contou também com a presença do prefeito de Charqueada, Rodrigo Arruda, e Raquel Meneghini, primeira dama da cidade.
Segundo a direção do Pedro Crem, todos os anos a escola trabalha o Maio Laranja. Desta vez as atividades ocorreram durante a semana de 13 a 16 de maio, de forma interdisciplinar. Neste período os alunos assistiram aos vídeos temáticos do Maio Laranja, participaram de dinâmicas e rodas de conversa que tiveram como foco principal a importância da autoproteção contra abuso e violência sexual e principalmente sobre a importância da denúncia, de acordo com a coordenadora pedagógica geral Maria Olívia Gaspar Corrêa Matos. “Todas as atividades propostas foram preparadas pela Coordenação Pedagógica e docentes da escola, além de conscientizarem os alunos sobre o tema. Também teve como objetivo estreitar laços de confiança dentro da escola, o que é fundamental, já que a escola é membro importante na rede de proteção contra esse tipo de violência”, disse Maria Olívia.
Os alunos também participaram de palestras realizadas pela equipe do CRAS e do Conselho Tutelar, segundo a coordenadora pedagógica.
A vice-diretora Lygia Brusselmans se disse orgulhosa sobre a participação dos alunos do Grêmio Jovens Visionários, na organização do evento. Para ela, atividades como essa são importantes não apenas pela relevância do tema, mas também são oportunidades para a construção da cidadania entre os estudantes.
O engajamento dos estudantes também foi enaltecido pela diretora Valquíria Castelhano dos Santos. “Os alunos se engajaram em todas as atividades propostas pelos docentes da Pedro Crem Filho, que não se furtaram à responsabilidade e trabalharam um tema sensível, como o abuso e a violência sexual. É um tema que se torna ainda mais delicado neste momento em que a comunidade escolar ainda estava chocada com a tragédia acontecida no bairro Recreio”, disse ela se referindo ao caso Victoria.
Nesse mês o corpo da adolescente Victoria Lorrany Coutinho, de 14 anos, foi encontrado no bairro do Recreio. Ela foi vítima de violência e um acusado se encontra preso.
A diretora Valquíria reforçou o apoio recebido da Prefeitura Municipal de Charqueada, do CRAS, Conselho Tutelar e da Secretaria de Esportes.
Para a diretora, informação correta é sinônimo de seriedade e proteção aos alunos, que também se tornam multiplicadores de boas práticas. “Isso é também educação integral”, disse.