Única candidata do gênero feminino ao pleito municipal, Bebel entende que tempo integral estendido nas creches e pré-escolas é prioridade
Questionada sobre o tema Educação durante o Debate na Band, a Professora Bebel (PT) foi enfática ao afirmar que a primeira infância é sua grande paixão e reforçou seu compromisso em, sendo eleita prefeita de Piracicaba, adotar o tempo integral estendido para funcionamento de creches e pré-escolas no município. Por sorteio, Professora Bebel foi a candidata a abrir o primeiro programa de debates na TV entre os principais candidatos a prefeitos municipais, iniciando por Piracicaba, realizado ao vivo pela Band Mais TV na noite desta quarta-feira (21). O debate, com duração de duas horas, utilizou recursos de acessibilidade e foi conduzido pelo jornalista Valter Sena, com apresentação dos candidatos por ordem alfabética: Alex Madureira (PL), Barjas Negri (PSDB), Edvaldo Brito (Avante), Helinho Zanatta (PSD), Luciano Almeida (PP), Paulo Campos (Podemos) e Professora Bebel (PT).
Por sorteio prévio realizado pela emissora com acompanhamento dos assessores dos partidos, a candidata Professora Bebel abriu o debate cumprimentando o Grupo Bandeirantes pela iniciativa e chamou ao púlpito o candidato Paulo Campos. Questionou-o sobre sua proposta para evitar tragédias que afetem o rio Piracicaba, como a que recentemente levou à mortandade 230 mil peixes devido a despejo industrial irregular. Campos respondeu apenas que, por se tratar de um rio federal, estaria apto a receber recursos federais. Na réplica, Bebel ressaltou que o problema não é apenas federal, mas estadual e, Piracicaba, município de referência do rio homônimo, necessita de apoio de ambas as esferas governamentais, além de um movimento de pacto em favor da vida do manancial que possa envolver a sociedade civil e a participação das organizações públicas e particulares para o melhor desenvolvimento da proposta.
No penúltimo questionamento, o candidato Barjas Negri convidou a Professora Bebel para responder sobre Educação. Segundo ele, Piracicaba virou referência nacional em educação infantil, atendendo hoje cerca de 19 mil crianças, mas com poucos investimentos em estruturas físicas nos últimos anos. Educadora, a Professora Bebel foi enfática: “a primeira infância é a grande paixão de minha vida e, sendo eleita, terei o compromisso de adotar o tempo integral estendido para funcionamento de creches e pré-escolas”. Segundo a única candidata do gênero feminino ao Executivo municipal e educadora, a mulher trabalhadora não pode se limitar a buscar seus filhos na escola no horário das 17 horas se seu horário de trabalho segue geralmente até as 18 horas. “Precisamos investir pesadamente na construção dessa estrutura adequada às mulheres, porque o Fundeb Permanente permite esse investimento”, disse. “Piracicaba tem 22 mil mães solo que precisam do tempo integral estendido nas creches e pré-escolas para buscar seus filhos e não terem que lidar com um novo problema. É dever do poder público garantir que a mulher trabalhadora tenha esse modelo de creche para sua criança”, salientou a candidata.
SEGUNDO BLOCO
Após o primeiro intervalo, o Debate na Band foi retomado com a dinâmica de perguntas gravadas pela população de Piracicaba aos candidatos, trazendo questões sobre segurança, saúde, emprego para jovens, mobilidade urbana e transporte público. Cada candidato escolhia um número de um a seis na tela e a pergunta era revelada.
Paulo Campos selecionou a questão número 3 na tela, que mostrou a dúvida do morador piracicabano Arnaldo Clemente, do bairro Nova América, sobre a ações de acolhimento aos moradores de rua. Convidada a responder, Professora Bebel julgou importante que gestores públicos voltem seu olhar para compreender que a situação de vulnerabilidade se dá também pela falta de empregos e oportunidades. “Precisamos reintegrar essas pessoas, inseri-las no mercado de trabalho e criar condições para amenizar essa situação, como oferecer alimentação com projetos como o Sopão”, disse em seus 30 segundos de tempo.
Depois, a candidata chamou Barjas Negri para responder à pergunta do piracicabano Max Cleiton, motoboy que reside no Jardim Esplanada e quis saber quais as propostas para melhorar a segurança da cidade. Em seu comentário, Professora Bebel reconheceu que o tema é uma grande preocupação de toda a população e informou que o município sofre com um déficit de efetivos. “Precisamos ampliar o efetivo para garantir a segurança, debater o estatuto da Guarda Civil Municipal, sem imposição, além de remunerar devidamente e melhorar as condições de trabalho dos policiais, uma proposta que carece da articulação dos deputados, mas também da força política da cidade.” Barjas Negri concordou com a candidata.
TERCEIRO BLOCO
No terceiro bloco do Debate na Band, candidatos fizeram perguntas entre si sobre temas sorteados pelo mediador, com direito a réplica e tréplica. Os temas sorteados foram mobilidade urbana, sustentabilidade, segurança, trabalho e renda, habitação, educação e saúde.
Luciano Almeida convidou Professora Bebel para falar sobre trabalho e renda. Ela salientou que o tema é central num momento em que há necessidade de garantir qualidade de vida à população. “Só tem dignidade quem tem trabalho.” Bebel pretende envolver as esferas de governo em ação consorciada para gerar empregos e criar política para micro e pequenas empresas, onde há oportunidades. Disse, ainda, que é importante incentivar o cooperativismo e investir na formação e requalificação dos trabalhadores.
Bebel finalizou o terceiro bloco questionando novamente Barjas Negri, desta vez sobre a saúde. “Temos enfrentado um problema sério com a saúde de Piracicaba. Precisamos resolver a falta de médicos e de vagas hospitalares na cidade”, falou ela. “Além dos convênios, busquemos alternativas em parcerias, sem privatização. Pretendo também estudar a retomada do Hospital Ilumina, tão importante, como alternativa de atendimento”, finalizou.
PINGA-FOGO
No quarto bloco do programa de debate, os candidatos fizeram perguntas entre si, com temas livre.
Bebel teve a oportunidade, convidada por Helinho Zanatta, de comentar de forma geral sobre os problemas de Piracicaba, como mobilidade urbana, educação, infraestrutura, regularização de loteamentos. Em um minuto, Bebel relembrou a atuação do prefeito José Machado (primeiro mandato em 1989 a 1992 e segundo entre 1999 e 2003) na área de moradia, tendo criado a Emdhap (Empresa Municipal de Desenvolvimento Habitacional de Piracicaba). “Agora, a Emdhap tem que ser trazida à cena como um espaço de cadastramento fundiário e edificações, porque comunidades como Santana e Santa Olímpia, por exemplo, precisam de regularização. Lamento quando caminho pelas periferias, sinto e ouço das pessoas que não têm segurança da moradia própria que habitam.”
Na sequência, Professora Bebel chamou o candidato Alex Madureira para falar sobre cultura e relembrou a participação dele como deputado estadual na votação contra cargos e salários. Bebel fez questão de mencionar que Piracicaba é uma terra culturalmente rica, conhecida por seu patrimônio cultural bastante significativo e que, mais uma vez, foi prioridade durante o governo de seu colega de partido José Machado, responsável na época pela implementação do Projeto Beira Rio e início da recuperação do Engenho Central. “Nosso dialeto piracicabano é um de nossos patrimônios. Pretendemos fazer uso das verbas do governo federal para melhorar o apoio a nossa cultura”, falou Bebel.
FIM DO DEBATE
No quinto e último bloco, cada candidato teve o tempo de um minuto, por sorteio, para suas considerações finais. Pela ordem, Helinho Zanatta foi o primeiro a falar, seguido por Barjas Negri e Bebel em terceiro. A candidata aproveitou para novamente agradecer à emissora e aos adversários políticos pela oportunidade de apresentar um pouco melhor suas propostas através desse formato televisivo.
Ela ressaltou o diferencial de suas propostas e de sua condição como única candidata do gênero feminino. Disse que conta com o apoio do governo federal para auxiliar nas políticas públicas que atendam de maneira expressiva à cidade e lembrou de algumas de suas conquistas como deputada estadual para Piracicaba, entre elas, a conquista de R$ 20 milhões para investimentos na saúde e a aquisição de seis ambulâncias. “Quero fazer a diferença e confio na sua escolha, por isso peço seu voto e seu apoio”, concluiu.
Após a conclusão da Professora Bebel, o debate foi finalizado com as falas dos candidatos Luciano Almeida, Edvaldo Brito, Paulo Campos e Alex Madureira.