Desde 2018

⭐ Piracicaba, 21 de novembro de 2024 ⭐

Pesquisar
Close this search box.

Publicidade

Em sessão na Assembleia Legislativa, Bebel promoveu homenagens aos professores

Sessão solene, que reuni professores de todas as regiões do Estado, teve a participação de Marilena Chauí e Elvira Souza Lima 

A deputada estadual piracicabana Professora Bebel (PT) promoveu sessão solene, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, em homenagem aos professores. A solenidade, que marcou o “Dia do Professor”, foi realizada na noite da última segunda-feira, (14) no Plenário Juscelino Kubitscheck, e contou com participação de professores de diversas regiões do Estado de São Paulo, e foi marcado por palestras das professoras doutoras Marilena Chauí, filósofa e escritora, e Elvira Souza Lima, pesquisadora com formação em ciências do cérebro, antropóloga, musicista, psicóloga e linguista. 

“Tive a enorme honra e a alegria de presidir a sessão solene em homenagem às professoras e aos professores. Foi uma noite memorável de homenagem e também de reflexão e de aprendizado, propiciado pelas magníficas palestras das professoras doutoras Marilena Chauí, e Elvira Souza Lima”, destacou Bebel em suas redes sociais. 

Na solenidade, ao falar da importância o ensino da filosofia no ensino médio, a professora Marilena Chauí dissecou o atual processo tecnológico de redução do pensamento. Expôs como, por meio dos instrumentos digitais e das redes sociais, os oligopólios da comunicação agem sobre as mentes dos jovens. Como esse processo cria gerações de seres humanos que vivem para o agora, para o imediato, sem passado e sem futuro, numa existência narcisista, frustrante e potencialmente depressiva, que valoriza ao extremo a exposição permanente de sua própria imagem nas redes sociais, gerando inesgotável sentimento de insatisfação.

Para a professora Marilena Chauí, o ensino da filosofia no ensino médio é, antes de tudo, terapêutico, porque permite ao jovem questionar as opiniões e as “verdades” que lhes são transmitidas em seu cotidiano, construindo um pensamento crítico que desafia a massificação que lhe é imposta.

A professora Elvira Souza Lima fez uma brilhante exposição sobre como a neurociência compreende o comportamento humano e a sua imensa capacidade de aprender, evoluir e produzir conhecimento. Expôs, com base em estudos científicos, como todas as pessoas, inclusive autistas severos, não verbais, podem aprender e se desenvolver ao ponto de protagonizarem programas de entrevistas na Televisão, como ocorre no Canadá.

Destacou, porém, o insubstituível papel do professor nesse processo de aprendizagem, como a função do educador é fundamental para que todas as potencialidades que existem em cada ser humano possam se realizar; como a educação requer método e é um processo essencialmente social, sistemático e coletivo. Também destacou a importância da escrita, do livro, da leitura no processo de aprendizagem e de desenvolvimento do ser humano.

Em suas exposições, ambas palestrantes ressaltaram que o uso excessivo das tecnologias digitais em sala de aula é algo extremamente indesejável. A deputada Professora Bebel, ao tratar deste tópico especificamente, citou a desastrosa situação imposta pelo governador Tarcísio de Freitas e do secretário Estadual da Educação, Renato Feder, na rede estadual de ensino, com a chamada plataformização nas escolas, esvaziando o processo educativo e aprendizagem dos estudantes, o que tem sido combatido veementemente pela Apeoesp, da qual é sua segunda presidenta.

“Foi assim, ouvindo essas excelentes mestras, a quem agradeço imensamente, e aprendendo um pouco mais – porque a vida é feita de contínua aprendizagem – que realizamos nossa homenagem a todas as professoras e a todos os professores. Viva o Dia dos Professores e das Professoras!”, concluiu a deputada Professora Bebel. 

Fotos: Divulgação