Desde 2018

⭐ Piracicaba, 21 de novembro de 2024 ⭐

Pesquisar
Close this search box.

Publicidade

Bebel receberá da Câmara de Vereadores o título de “Piracicabanus Praeclarus”

Sessão solene será realizada na próxima terça-feira, às 19h30

A deputada estadual piracicabana Professora Bebel (PT) receberá da Câmara de Vereadores de Piracicaba o Título de “Piracicabanus Praeclarus”, em sessão marcada para a próxima terça-feira, dois de julho, no salão nobre Helly de Campos Melges, às 19h30.

A honraria, é uma iniciativa da vereadora Silvia Morales (PV), do mandato coletivo “A Cidade é Sua!” concedida a pessoas nascidas em Piracicaba que contribuem para o desenvolvimento e projeção da cidade.

O projeto de decreto legislativo 52/2023, que concede a honraria, foi aprovada no último dia 14 de março, por unanimidade pelos vereadores, quando a vereadora Silvia Morales enfatizou os feitos e contribuições da deputada estadual Professora Bebel, que está no segundo mandato na Assembleia Legislativa, com atuação destacada em diversas áreas, incluindo saúde, educação, saneamento e habitação popular, ressaltando sua atuação como presidente da Apeoesp e sua participação na Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

São diversas atuações da Bebel com relação à nossa cidade, à região metropolitana, então mais do que merecido esse título, eu agradeço a que todos os presentes que vieram para prestigiar essa votação e agradeço a todos que votaram, afirmou.

A homenageada – A Professora Bebel tem uma vida dedicada à educação pública de qualidade. Presidenta da Apeoesp, o maior sindicato da América Latina de Professores, por cinco mandatos, atualmente é a sua segunda presidenta.

Eleita deputada estadual no ano de 2018 com 87.169 votos, a Professora Bebel é a primeira piracicabana da história da cidade a ocupar uma cadeira na Assembleia Legislativa, e com os 155. 983 votos recebidos nas eleições de 2022 é a que obteve a maior votação da história de Piracicaba.

Nascida no bairro de Artemis, Bebel é professora efetiva de Língua e Literatura Portuguesa, formada UNIMEP, com mestrado em Administração pela mesma universidade.

Em sua luta em defesa de educação pública de qualidade, foi secretária geral da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e integrou o Conselho Nacional de Educação, aonde elaborou pareceres e resoluções homologadas pelos então ministros Aloízio Mercadante e Fernando Haddad, além de participar de dezenas de seminários, congressos e conferências nacionais e internacionais, atuando como palestrante. Também é vice-presidente estadual do Partido dos Trabalhadores.

Atualmente, preside a Comissão de Educação e Cultura da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, é Procuradora Especial da Mulher, participa de comissões permanentes e coordena as Frentes Parlamentares em Defesa da Educação Básica e da Cultura Popular, em Defesa do Serviço Público e do Funcionalismo no Estado de São Paulo, do IAMSPE e para a Criação de Institutos Federais e Universidades.

Como deputada, tem um trabalho de destaque na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, aonde já apresentou mais de 180 projetos de lei, visando melhorar a vida da população do Estado de São Paulo e da Região Metropolitana de Piracicaba.

Já viabilizou mais de R$ 20 milhões em recursos para Piracicaba, tanto para a saúde, como para os hospitais Fornecedores de Cana, Santa Casa e Hospital Regional, assim como para reformas de 11 escolas estaduais.

Também beneficiou entidades, como o Lar dos Velhinhos, e garantiu recursos para melhorar a segurança do aeroporto Pedro Morganti, tanto através do seu mandato popular, como através de articulações com deputados federais do seu partido e com o governo federal, inclusive chamada de “embaixadora de Piracicaba junto ao governo Lula”.

Bebel também se envolve em ações sociais, como a luta contra a fome e apoio a comunidades desfavorecidas em Piracicaba. Desenvolve iniciativas para melhorar a qualidade de vida na região, como a implantação da tarifa social de água e esgoto.

Defensora dos servidores públicos, conseguiu vitórias como a suspensão da reforma da previdência municipal em Piracicaba, que afetaria todo funcionalismo municipal.

Bebel continua sua luta pela educação e justiça social, apoiando causas como a isenção de IPTU para imóveis do Programa Minha Casa Minha Vida e a valorização dos servidores públicos.

Como segunda presidente da APEOESP, segue com seu ativismo sindical, enquanto seu mandato parlamentar visa aprovar projetos em prol dos cidadãos paulistas, como o que transformou Piracicaba em Município de Interesse Turístico, assegurando que a cidade receba recursos estaduais para investir no desenvolvimento do turismo, gerando emprego e renda à população.