Audiência para ouvir a sociedade acontecerá no Teatro Erotides de Campos
Atendendo à solicitação da deputada estadual Professora Bebel (PT), o presidente CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Histórico, Arqueólogo e Artístico do Estado de São Paulo), Carlos Augusto Mattei Faggin, marcou audiência pública em Piracicaba para debater com a sociedade civil e setores organizados o pedido de autorização para construção de quatro torres de 28 pavimentos cada na área da antiga Fábrica Boyes, na margem esquerda do Rio Piracicaba, conforme o projeto “Boulevard Mirante Boyes”.
A audiência será realizada na próxima terça-feira, 20 de maio, com início marcado para as 13h30, no Teatro Erotides de Campos, localizado no Engenho Central de Piracicaba, e tem a finalidade de ouvir os diversos setores da sociedade sobre processo de construções na área da antiga Fábrica Boyes que tramita no CONDEPHAAT.
A deputada Professora Bebel fez o pedido para que o CONDEPHAAT realizasse a audiência pública em Piracicaba, durante sessão extraordinária realizada em nove de dezembro do ano passado, em São Paulo, que aconteceu na Secretaria Estadual da Cultura, e que também contou com a participação de Pablo Carajol, do mandato coletivo da Câmara de Vereadores de Piracicaba “A Cidade é Sua”, que integra o movimento “Salve a Boyes”, que vem atuando contrário a construção das torres, em função de que descaracterizará toda aquela região que marca o nascimento de Piracicaba.
Bebel se recorda que o seu pedido de realização da audiência foi aprovada por unanimidade dos conselheiros.
“Sem dúvida, a realização desta audiência é uma vitória importante da mobilização popular e da articulação de diversos atores comprometidos com a preservação da memória e do meio ambiente em Piracicaba”, destaca.
Naquela sessão, a parlamentar argumentou que o projeto Boulervard Boyes, tal como apresentado, representa um precedente perigoso de descaracterização da orla do rio Piracicaba, que é patrimônio da cidade.
Para a deputada Professora Bebel, que é presidenta da Comissão de Educação e Cultura da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, é fundamental debater com a sociedade os impactos que este projeto causará na orla do Rio Piracicaba.
O projeto prevê que seis dos 13 prédios da área da antiga fábrica, em frente ao Rio Piracicaba, devem ser demolidos para construção do empreendimento. As edificações, são tombadas desde 2004 pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural (Codepac) de Piracicaba (SP), em instância municipal.
No entanto, a demolição foi aprovada com maioria dos votos dos membros do Codepac durante reunião extraordinária do Conselho, em junho de 2023, com 12 votos favoráveis, um contrário e duas abstenções.
Defensora da preservação do patrimônio histórico, Bebel promoveu audiência pública na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, no em 27 de agosto do ano passado, quando foram abordados os impactos e os riscos que o projeto Boulevard Boyes representa para o patrimônio cultural e histórico de Piracicaba, quando foi decidido oficiar o IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e o CONDEPHAAT, alertando para os riscos de descaracterização que o Projeto Boulevard Boyes apresenta para Piracicaba, bem como solicitar a urgência na abertura dos processos de tombamento, tanto estadual como federal.
Vanderlei Zampaulo – MTb-20.124