Desde 2018

⭐ Piracicaba, 22 de abril de 2025 ⭐

[wp_dark_mode style="3"]

Publicidade

Obrigado, Piracicaba e Região!

Roberto Morais Avaliação dos Mandatos na Alesp Entrevista

“Ao povo piracicabano eu tenho que dizer muito obrigado pela confiança que depositaram no meu trabalho por tantos anos. A população pode continuar contando comigo”

Roberto Turchi de Morais – Nasceu em Charqueada no dia 29 de julho de 1959. É casado com Nilva Bonazzi Morais, pai da Letícia Bonazzi de Morais, começou a carreira na comunicação aos 16 anos e nunca mais parou, tendo atuado no rádio piracicabano desde então.  Iniciou sua vida pública em 1992 quando foi eleito Vereador pela primeira vez (1993/1996). Foi reeleito Vereador no mandato seguinte, sendo o mais votado em Piracicaba, e exerceu suas funções até dezembro de 1998, quando deixou a função para seguir com a sua missão na Assembleia Legislativa de São Paulo, como Deputado eleito para seu primeiro mandato de 1999 a 2003. A partir de então foi sendo reconduzido ao cargo por sucessivas reeleições, tendo cumprido até o último dia 14 de março com o seu sexto mandato.

Em entrevista, Roberto responde questões importantes sobre feitos, conquistas, vida pública e futuro.

Quais as principais conquistas/projetos ao longo da sua vida parlamentar?

Foram muitos anos de atuação na Assembleia Legislativa e fica até difícil enumerar os resultados positivos, mas com muito orgulho posso apontar que minhas principais conquistas e que deixo registrada na história do Estado de São Paulo são benefícios na área de saúde, que desde muitos anos vem salvando vidas e melhorando condições para pessoas que não poderiam se tratar se não fossem as leis que defendi. Um exemplo importante é a Lei 11.250 que obriga o Estado de São Paulo a fornecer medicamentos gratuitamente aos portadores de Fibrose Cística, pois o custo destes medicamentos é extremamente elevado o que impedia muitas famílias de seguir tratando seus doentes, e hoje isso não acontece mais. Mais recentemente posso destacar Leis em defesa das pessoas com TDAH – Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade e Dislexia – que passam a ter um novo olhar de atenção do Estado em busca de promover igualdade de oportunidades em provas e concursos públicos. Também defendi a importância das escolas estarem preparadas para auxiliar as famílias no entendimento e atendimento de crianças com autismo. Determinamos o Dia do Autista no Estado, como maneira de promover a reflexão sobre o assunto e desmistificar, facilitar à comunidade a inclusão dessas pessoas, bem como amparar as famílias dos autistas.

Um dos destaques também muito atual que muito me orgulha foi a consagração da Lei  Complementar 1.360 que criou a Região Metropolitana de Piracicaba. Esse foi um trabalho de muitos anos, eu já vinha batalhando por esse momento, defendendo primeiramente o Aglomerado Urbano de Piracicaba e, na sequência, pleiteamos e trouxemos esse mérito para a nossa grande Região Metropolitana. Tive a felicidade de garantir que Piracicaba e os demais 23 municípios integrantes da Região fossem contemplados com essa outorga que garante a vinda de recursos da esfera Estadual e Federal para melhorias que beneficiam mais de 1,5 milhão de habitantes.

Sou uma pessoa, com certeza, muito realizada por ter concluído meus mandatos sem arrependimentos, com um histórico que comprova o meu trabalho e dedicação.

Ao longo da sua vida pública, quais momentos foram mais emocionantes?

Ao longo dessa jornada tive muitas vitórias e algumas derrotas (que também fazem parte da democracia) e cada uma delas contribuiu para o meu crescimento pessoal e como servidor público. Vivi vários momentos de fortes emoções. Entre os destaques eu cito a luta pela Lei da Fibrose Cística que foi acompanhada de perto por uma família piracicabana com duas filhas enfrentando a doença. Nossa luta foi pela vida e contra o tempo, já que a doença não espera… Foram altos e baixos nessa ocasião. Conseguimos aprovar a Lei o que ajudou uma delas a se tratar a tempo, infelizmente, não deu tempo de salvar uma delas que já estava em estágio mais avançado da doença. É uma história que me comove sempre que resgato essa memória. Quem me conhece mais de perto sabe que sou uma pessoa muito emocional e a pauta da saúde me sensibiliza especialmente. Outro momento importante mais recente tem relação com a Lei do Autismo que aprovamos neste último mandato. Recebi a demanda da comunidade autista sobre a necessidade de dar visibilidade e atenção à causa. Passei a ter contato direto com histórias incríveis de superação e de esperança. Entendo que há muito ainda para trilhar nesse caminho, mas os primeiros passos conseguimos dar e atrair a atenção do Estado.

O que vovê tem a dizer para seus eleitores e principalmente aos piracicabanos?

Ao povo piracicabano eu tenho que dizer muito obrigado pela confiança que depositaram no meu trabalho por tantos anos. Dizer também que tenho muito orgulho de ser charqueadense de nascimento, piracicabano de coração, quinzista desde criancinha e que a população pode continuar contando comigo. Respeito muito a democracia e a voz do voto. Se os eleitores entenderam que era hora de renovação eu acho que eles estão certos. Sei que ainda há muitas demandas da população que precisam ser atendidas e as pessoas podem continuar contando com a minha voz da maneira que eu puder ser útil como radialista, como cidadão.

Vai continuar na política, mesmo sem mandato?

Neste momento eu estou pensando em tirar umas férias, afinal, tive poucos momentos de descanso nesses anos todos. Quem me conhece sabe que sou agitado, o tempo todo atento ao celular, sem restringir o horário para atender pedidos das pessoas que me chamam quando mais precisam. Minha esposa Nilva e minha filha Letícia foram bastante prejudicadas pela minha rotina de viajar diariamente a São Paulo e às cidades da região, porém sempre foram compreensivas com isto. Nesses anos de vida pública aprendi muito e sei que posso ser bastante útil à população. Conheço as necessidades da população, da periferia ao centro. Mas ainda é cedo para decidir se vou buscar um novo rumo na política.

Publicidade