Esquema de descontos não autorizados levou à Operação da PF e afastamento do presidente do órgão
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) recebeu 742.389 solicitações de aposentados e pensionistas para cancelamento de descontos associativos entre janeiro e junho de 2024. O número expressivo gerou alerta nas autoridades federais, pois mais de 95% dessas reclamações envolviam descontos não autorizados diretamente na folha de pagamento, realizados por sindicatos e entidades associativas.
A situação levou à deflagração da Operação Sem Desconto, coordenada pela Polícia Federal em abril de 2025, que apura um esquema de fraudes bilionárias no INSS. Segundo as investigações, os prejuízos aos cofres públicos e segurados ultrapassam R$ 6,3 bilhões, entre 2019 e 2024.
Durante a operação, a Polícia Federal cumpriu 211 mandados de busca e apreensão em 13 estados e no Distrito Federal, e o então presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, foi afastado do cargo, junto a outros servidores. A Controladoria-Geral da União (CGU) apontou que algumas entidades sequer tinham estrutura para oferecer os serviços alegadamente prestados e que muitas adesões eram fraudulentas.
De acordo com o Ministério da Previdência Social, os valores descontados indevidamente serão devolvidos aos segurados na próxima folha de pagamento. A pasta também suspendeu todos os acordos de cooperação técnica com entidades e associações até que a investigação seja concluída.
Além disso, a Advocacia-Geral da União (AGU) analisa formas de ampliar a restituição aos beneficiários prejudicados. O ministro da Previdência, Carlos Lupi, foi convocado para prestar esclarecimentos em audiência pública na Câmara dos Deputados.
PIRACICABA
Em Piracicaba, associações de aposentados ou entidades representativas devem orientar os beneficiários a acessarem o site gov.br/meuinss ou entrarem em contato pelo número 135 para verificar se há descontos irregulares vinculados ao CPF.
A recomendação é que qualquer aposentado ou pensionista que identificar um desconto desconhecido em seu extrato solicite o cancelamento imediato e registre denúncia. O atendimento pode ser feito presencialmente no INSS de Piracicaba, localizado na Av. Dr. Paulo de Moraes, 601 – Paulista.
As investigações seguem em curso e poderão resultar em responsabilizações civis e criminais.