Disputa entre Helinho Zanatta (PSD) e Barjas Negri (PSDB) deverá ter debate pautado por propostas para resolver a falta de água e a fila da saúde no município
A falta de água e a fila da saúde pautaram a campanha eleitoral deste ano em Piracicaba. Os dois temas também foram responsáveis pela arrancada de Helinho Zanatta, que se distanciou no segundo lugar e deve enfrentar o candidato Barjas Negri, no segundo turno, de acordo com a pesquisa VTV/SBT/IVox Brasil Opinião e Pesquisas, divulgada nesta semana.
A subida de Helinho Zanatta se deu depois que a campanha começou no horário eleitoral e nas ruas. Nesse período, ele conseguiu se distanciar de Alex de Madureira, do PL, de Bebel, do PT e de Paulo Campos, do PODEMOS, que estão embolados num terceiro lugar, junto com o atual prefeito, Luciano Almeida, do PP. Ao mesmo tempo, Barjas Negri viu seu favoritismo cair com a perda de importantes pontos na pesquisa.
Helinho Zanatta foi o primeiro a tratar dos problemas de falta de água e da fila da saúde, usando como referência sua gestão em São Pedro, onde resolveu esses problemas e foi escolhido, três vezes seguidas, o melhor prefeito do Brasil.
O debate do primeiro turno fez uma parcela significativa do eleitorado de Piracicaba entender que os problemas na saúde e no saneamento já vêm de outras gestões. Zanatta se mostrou o maior crítico do contrato de Barjas que terceirizou o serviço de esgoto do Semae.
Ao mesmo tempo, o debate eleitoral mostrou que a fila da saúde vem de muito tempo e que Barjas, que foi ministro da Saúde, não resolveu, apesar de ter tido três mandatos em Piracicaba. É nesse cenário que ganhou força e cresceu o nome de Helinho Zanatta.
Se o piracicabano confirmar as pesquisas, vai ver no segundo turno um debate em que Barjas e Helinho se apresentam de maneiras diferentes.
Em entrevistas, Barjas destaca que, na saúde, ajudou a patrocinar a construção do Hospital Regional e na água, construiu reservatórios. Segundo ele não há maior problema de abastecimento de água na cidade devido a essa sua medida.
Helinho Zanatta costuma destacar que, como prefeito de São Pedro, resolveu o problema da falta de água na cidade, fez reservatórios nos bairros e trocou toda a rede de abastecimento.
Na saúde, destaca que multiplicou por 8 o número de UBSs e que todas têm equipes completas, com pediatra, ginecologista, clínico geral e dentista, atendimento com hora marcada e sem filas.
Diante desse cenário, os eleitores terão, no segundo turno, a grande oportunidade de avaliar com mais calma as propostas de cada candidato, para então escolher quem está mais preparado para solucionar os problemas de Piracicaba.
Foto: Divulgação