Desde 2018

⭐ Piracicaba, 20 de abril de 2025 ⭐

[wp_dark_mode style="3"]

Publicidade

“Saúde pública será prioridade em nossa gestão, vamos reabrir o Hospital Ilumina” afirma Barjas

WhatsApp Image 2024-09-27 at 14.37.13

Barjas Negri já administrou Piracicaba por três gestões, foi ministro da Saúde, portanto tem experiência comprovada em administrar uma cidade do tamanho de Piracicaba

O candidato a prefeito de Piracicaba pela Federação PSDB/Cidadania, MDB e PDT, Barjas Negri, afirmou que, caso seja eleito, sua principal prioridade será a Saúde Pública, com ênfase no fortalecimento do Programa de Saúde da Família. Entre suas propostas estão a ampliação do Hospital Regional, a construção de uma nova UPA no distrito de Santa Teresinha, a reabertura do Hospital Ilumina e a criação de um Hospital Veterinário, voltado ao atendimento de animais com tutores de baixa renda. Barjas respondeu sobre diversos temas de interesse da população de Piracicaba.

Regularização Fundiária

Durante minha gestão como prefeito de Piracicaba, nos dedicamos a melhorar a infraestrutura dos loteamentos, bairros e favelas, garantindo redes de água e esgoto, energia elétrica, iluminação pública e pavimentação asfáltica. Sempre enfrentamos o desafio delicado da regularização fundiária. Em nossas gestões, regularizamos 16 núcleos habitacionais, beneficiando 3.423 famílias e mais de 12 mil pessoas. Na primeira etapa, em parceria com os governos federal e estadual, entregamos, por meio da Emdhap e da Secretaria de Obras, o registro e a matrícula de 2.332 imóveis em diversos bairros. Na segunda etapa, entregamos o registro e a matrícula de 1.091 imóveis em oito núcleos habitacionais. Na terceira etapa, concluímos o trabalho técnico de regularização fundiária de 15 núcleos habitacionais, protocolando no Cartório de Registro de Imóveis os processos de 2.385 imóveis. Sempre demos a maior atenção às famílias, sabendo como proceder e comprovando nossa eficiência com dados e estatísticas. Tenho experiência nesse assunto, tendo atuado como secretário de Estado da Habitação e presidente do CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional Urbano), o que me proporcionou um conhecimento profundo da realidade das comunidades.

Servidores Públicos

Como sempre agimos, com diálogo e incentivando a participação dos servidores no governo, porque são a peça fundamental no sucesso de uma boa administração. Os servidores merecem respeito e incentivo para poder prestar bons serviços à população. Sempre agimos dessa maneira em nossa gestão. O servidor será o nosso parceiro, como sempre foi.

Saúde

Metade da população de Piracicaba depende do atendimento do SUS (Sistema Único de Saúde). Como Ministro da Saúde, credenciei as primeiras 20 equipes do programa Saúde da Família em Piracicaba. Posteriormente, como prefeito, implantamos mais 21 equipes, totalizando 51 equipes ao final da minha gestão, com mais de 196 mil consultas realizadas por ano. Contribuímos com recursos para a implantação da UTI Neonatal no Hospital dos Fornecedores de Cana (HFC) e para a instalação do Pronto Socorro Infantil na Santa Casa. Durante nossas gestões, construímos 34 sedes de Unidades de Saúde da Família. Também construímos e colocamos em funcionamento o Hospital Regional, que realiza cerca de 11 mil cirurgias por ano, melhorando o atendimento, o acolhimento e reduzindo as filas, mas temos que ampliar o Hospital Regional. Vamos construir uma nova e moderna sede da UPA de Santa Teresinha, além de construir o Hospital Veterinário. Como prioridade, vamos reabrir o Hospital Ilumina se chegarmos à prefeitura em 2025. A saúde pública é uma prioridade em nossa gestão, e nossa experiência em administração e minha atuação anterior como Ministro da Saúde nos capacitam para enfrentar os desafios nessa área.

Mobilidade Urbana

Durante nossas gestões, construímos quatro pontes e dois viadutos, sempre pensando no futuro e na crescente quantidade de veículos. Construímos o viaduto que liga a Vila Rezende à Avenida Limeira e outro que conecta a Vila Rezende à Avenida Rio Claro, com o objetivo de descongestionar o tráfego e retirar os caminhões das vias públicas de maior circulação. Entre as pontes construídas, destacam-se a ponte estaiada do Mirante “Caio Tabajara”, a ponte do Morato “José Luiz Guidotti”, a ponte do Lar dos Velhinhos “Walter Accorsi” e a ponte estaiada em Santa Teresinha “Moacyr Bernardino”. Hoje, é difícil imaginar Piracicaba sem essas importantes obras de infraestrutura. Temos projetos para melhorar a mobilidade urbana, incluindo a criação de ciclovias e um planejamento para realizar obras gradativamente, de maneira ordenada. Diferente de como tem sido feito atualmente, sem planejamento adequado, o que prejudica os motoristas e causa caos no trânsito, especialmente em anos eleitorais. Precisamos realizar obras, mas sempre com foco nas pessoas. Temos experiência e sabemos como administrar uma cidade do porte e importância de Piracicaba.

Violência contra a mulher

Em nossa gestão, demos prioridade à proteção das mulheres contra a violência. Iniciamos essa luta com a criação da Patrulha Maria da Penha, por meio da Guarda Civil Municipal, que atua exclusivamente no enfrentamento à violência contra a mulher e na fiscalização das medidas protetivas impostas pela Justiça. Desde 2017, a Patrulha Maria da Penha tem sido um pilar importante, recebendo em média 53 novas medidas protetivas por mês. Além disso, tivemos a honra de ter a comandante Lucineide Aparecida Maciel, uma mulher, à frente da Guarda Civil, o que reforçou nosso compromisso com a segurança e o empoderamento feminino. Também demos total apoio à instalação da Delegacia da Mulher, que está em funcionamento, embora ainda haja espaço para melhorias. Os resultados alcançados são positivos, mas sabemos que podemos avançar ainda mais. Esse será nosso compromisso contínuo como gestores públicos, sempre buscando aprimorar as políticas de proteção e apoio às mulheres.

Abastecimento de Água e Saneamento

É fundamental realizar investimentos para resolver a questão da falta de água em Piracicaba. Em nossas gestões, focamos na ampliação da capacidade de tratamento, armazenamento e distribuição de água. Construímos 44 reservatórios, aumentando a capacidade de reserva de 45,3 milhões de litros para 81,4 milhões de litros, o que representa um incremento de 36,1 milhões de litros, ou 78,8%. A Estação de Tratamento de Água do Capim Fino também teve sua capacidade ampliada de 1.800 litros por segundo para 2.000 litros por segundo, um aumento de 11,1%. Além disso, construímos novas adutoras, incluindo a da Pauliceia/Kobayat Líbano (2.600 m), Unileste/Dois Córregos (2.640 m) e Pauliceia – Rua Fernando Lopes (1.176 m). Em 2020, Piracicaba foi classificada em primeiro lugar no saneamento básico do Brasil, segundo a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, com índices próximos da universalização de 100%. Isso foi resultado de investimentos contínuos e do trabalho eficaz dos gestores do Semae, que executaram excelentes planos diretores de saneamento básico e abastecimento de água. Não há segredo: o caminho é investir. Se retornarmos à prefeitura em 2025, continuaremos a implementar projetos e garantir a execução de planos diretores para manter e melhorar o saneamento e o abastecimento de água em Piracicaba.

Educação

Para a educação vamos trabalhar para valorização dos servidores da rede, ampliar o número de vagas nas creches e criar mais vagas em tempo integral para os alunos do Ensino Fundamental. Vamos também retomar o cursinho municipal pré-vestibular para alunos das escolas públicas, manter e melhorar a qualidade da merenda, retomar as fanfarras nas escolas e ter um plano permanente de melhorias da infraestrutura física das escolas.

Foto: Divulgação

Você também pode gostar

Publicidade