Quarenta alunos-soldados do CPI-9 (Comando de Policiamento do Interior) participam de operações realizadas na tarde desta sexta-feira (06), em vários pontos de bloqueio de trânsito na cidade. Segundo o comandante do 10º BPM/I (Batalhão de Polícia Militar do Interior), tenente-coronel Luiz Alexandre Bergamasco Pedro, os novos policiais se formarão em junho de 2022 e atividade realizada servirá como estágio das situações que irão atender no dia a dia com a comunidade.
“As ações serão importantes para que tenham conhecimento das áreas de operação da Polícia Militar com relação aos equipamentos usados, bem como as revistas pessoais e veiculares, além de abordagens. A proposta é prepará-los para que estejam aptos para realizarem um bom serviço à comunidade”, disse Bergamasco.
Com relação aos pontos de bloqueio, as respectivas localizações foram estudadas anteriormente pela Polícia Militar, com maior número de casos de furtos e roubos.
A PM informou ainda que no neste mês de maio serão realizadas mais operações desencadeadas de forma integrada, com o apoio da Semuttran (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes), no combate à diversos delitos, buscando redução dos índices criminais e proporcionando maior sensação de segurança. As abordagens serão intensificadas em motocicletas de “serviço de delivery”. Em que pese Piracicaba e região manter baixos índices de delitos que envolvem entregadores, o sucesso se dá graças a atuação preventiva que o 10º BPM/I já vêm realizando nesse sentido.
Resultados
Os policiais realizaram quatro pontos de bloqueios, 100 veículos (carros e motos) foram fiscalizados, dos quais sete deles foram recolhidos. Sete motoristas foram submetidos ao teste do bafômetro, sendo que um se negou a fazê-lo. Além de quatro autos de infração que foram realizados pelos agentes da Semuttran.
Maio Amarelo
De acordo com a corporação, a Polícia Militar também atuará na campanha “Maio amarelo” trabalhando junto a população para a conscientização das pessoas sobre as boas práticas e condutas no trânsito, em parceria com as outras Secretarias e órgãos públicos relacionados ao transporte e segurança, trazendo uma série de informações, dicas e alertas sobre a importância do respeito às normas e diretrizes em prol da preservação da vida.