Desde 2018

⭐ Piracicaba, 12 de novembro de 2024 ⭐

Pesquisar
Close this search box.

Publicidade

THE OHIO STATE UNIVERSITY COMEMORA 60 ANOS DE ACORDO COM A ESALQ E VISA PARCERIA COM O PECEGE

Delegação da The Ohio State University celebra 60 anos de parceria com a Esalq e explora novas oportunidades de colaboração internacional com o Instituto Pecege

Representantes da Universidade Americana – The Ohio State University (OSU) estiveram em Piracicaba, dia 24 deste mês, para celebrar os 60 anos do acordo de intercâmbio acadêmico com a Esalq/USP (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo), que serviu de grande incentivo ao estabelecimento dos programas de pós-graduação pioneiros da Esalq, no âmbito da USP, e nacionalmente.

Visando a internacionalização para o desenvolvimento de Pesquisa & Educação entre o Brasil e os Estados Unidos, a visita da delegação da OSU teve a finalidade de conhecer toda a estrutura física e o ecossistema educacional oferecido pelo Instituto Pecege, que já atinge mais de 100 países.

De acordo com Kaya Sahin – “Vice Provost for Global Strategies and Internacional Affairs” (Vice-Reitor de Estratégias Globais e Assuntos Internacionais), a visita da delegação da OSU ao Brasil, que reuniu representantes da Faculdade de Artes e Ciências, Faculdade de Engenharia, Faculdade de Agricultura e Ciência Ambiental, e Faculdade de Engenharia, objetivou discutir parcerias estratégicas do Estado de Ohio em âmbito internacional.

“Estivemos em reuniões com a FAPESP, com a direção da USP, e hoje, após cumprimentarmos os nossos parceiros na Esalq pelo 60º aniversário da parceria entre a USU e a Esalq, viemos ao Pecege para ver as inovações introduzidas no campo da educação. O Pecege é maravilhoso! Nós gostamos não só das instalações, mas também gostamos da visão que os diretores do Instituto têm sobre Educação Internacional”, enfatiza Sahin.

O Secretário da Diretoria do Instituto Pecege, José Eurico Possebon Cyrino (Prof. Zico), explica que a OSU tem um convênio muito antigo com a Esalq, que data dos anos de 1960, época em que a Esalq ainda adotava o sistema de cátedras, mas já contemplava reformar o sistema educacional adotando o padrão ‘departamentalizado’.

“Estava sendo feita uma reestruturação do ensino superior no estado e no País, logicamente a USP à frente, e a Esalq mais à frente ainda. O convênio com a OSU serviu de modelo para a implantação do sistema de administração e ensino superior departamentalizado e, em 1964, dos primeiros programas de pós-graduação stricto sensu na Esalq, iniciativa pioneira no seio da própria USP e no Brasil, que viria a oficializar programas de pós-graduação apenas entre os anos de 1965 e 1969”, explica Zico, e completa “Então é uma coisa histórica. A OSU tem orgulho de ter sido o berço desse avanço. Essa visita é uma comemoração aos 60 anos do acordo”, destaca.

A The Ohio State tem como um de seus últimos egressos na Esalq, o presidente do Instituto Pecege, Ricardo Shirota, que pontua a relevância da OSU na implementação do atual modelo de pós-graduação stricto sensu no Brasil, em que a Esalq foi pioneira.

“Nesse sentido, destaco a importância do intercâmbio internacional para o desenvolvimento científico e tecnológico em benefício não apenas os dois países, Brasil e EUA, mas para todo o mundo. O Pecege sente-se honrado com esta visita e espera contribuir para o aprofundamento das relações bilaterais visando o progresso da educação e dos conhecimentos em geral”, afirma Shirota.