Desde 2018

⭐ Piracicaba, 3 de abril de 2025 ⭐

[wp_dark_mode style="3"]

Publicidade

Pecege sedia o 1º Encontro de alinhamento da Rede Socioassistencial

pecege 1

Instituto Pecege sediou o 1º Encontro de alinhamento da Rede Socioassistencial de Piracicaba

O evento teve como objetivo proporcionar um momento de integração e acolhida aos trabalhadores do SUAS (Sistema Único de Assistência Social), alinhando diretrizes para o planejamento das ações e fortalecimento do trabalho social realizado pela rede socioassistencial direta e indireta pela execução das Organizações da Sociedade Civil.

A secretária Municipal de Assistência, Desenvolvimento Social e Família, Fernanda Varandas, explicou que esse evento tem bastante importância no processo de alinhamento das diretrizes dos trabalhadores e da gestão com a política de assistência social.

“É o primeiro momento de alinhar e de traçar diretrizes para a atuação desses trabalhadores, e a equipe já elaborou os planos estratégicos para 2025, divididos por áreas, proteção básica com os CRAS, proteção especial com os CREAS, Centro POP e as OSC”, destaca.

A secretária completa dizendo que o Instituto Pecege foi escolhido para a realização desse evento porque é um lugar maravilhoso. “Tem uma estrutura incrível e um ambiente muito acolhedor.

Então para receber esses trabalhadores que necessitavam de acolhida e afeto, nada melhor do que o Pecege que nos direcionou para que esse evento tivesse toda a qualidade necessária”, destaca Fernanda Varandas.

Segundo o secretário-executivo da Assistência de Desenvolvimento Social e Família da Prefeitura de Piracicaba, Adriano Camargo, atualmente há cerca de 700 trabalhadores do SUAS na rede direta, que são os funcionários públicos, e na rede indireta as OSCs parceiras.

“Então esse encontro é importante para integrar toda a equipe do SUAS no município. Esses trabalhadores precisam ser valorizados enquanto profissionais importantes na política de assistência para que possamos ter uma sociedade muito mais humana e solidária”, conclui Adriano.

O encontro contou com a presença da diretora regional da Drads (Diretorias Regionais de Assistência e Desenvolvimento Social), Luciana Vitti, da presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), Gisele Aparecida Diniz Antônio, e do CEO do Instituto Pecege, Daniel Sonoda, que reforçou a importância de um bom planejamento para fortalecer ações mais eficientes e humanizadas no Sistema Único de Assistência Social em Piracicaba, da mesma forma que o Pecege se dedica à educação.

FUSSP
De acordo com a primeira-dama e presidente do Fussp (Fundo Social de Solidariedade de Piracicaba), Valkiria Callovi, este evento é muito importante para o conjunto do trabalho social. “Tanto as entidades, como a equipe do social têm que conhecer a nova proposta dessa administração.

É um momento de unir forças, porque ninguém faz nada sozinho. Precisamos muito do terceiro setor porque a sociedade é uma só. O Fundo vê as dificuldades das pessoas, e por isso estamos indo até elas. Hoje conseguimos atender 250 acamados, e estamos buscando mais doações para conseguir atender todas as 500 pessoas cadastradas. Estou visitando empresas e entidades para solicitar ajuda, e fazer uma aproximação. Queremos levar cursos, palestras, e conhecimentos que ajudem a melhorar a autoestima e a vida dessas famílias”, afirma Valkiria.

O Fundo Social de Solidariedade também está procurando por voluntários para atuarem na 40ª Edição da Festa das Nações de Piracicaba, que será realizada entre os dias 14 e 18 de maio deste ano no Engenho Central.

Mais informações por meio do site: festadasnacoes.org.br

Publicidade