Desde 2018

⭐ Piracicaba, 12 de janeiro de 2025 ⭐

[wp_dark_mode style="3"]

Publicidade

Pecege sedia curso de Inovação e Inteligência na gestão da água

pecege 3

Evento contou com palestra ministrada pelo diretor de P&D da Klabin

Na terça-feira (26), o Instituto Pecege recebeu o diretor de P&D, Inovação, Projetos, TA e Sustentabilidade da Klabin, Francisco Razzolini, para uma palestra durante o curso de Inovação e Inteligência na Gestão da Água realizado pela empresa Monitora de São Paulo – que presta serviços de apoio técnico para reduzir as perdas e desenvolver sistemas informatizados, alinhando engenharia com tecnologia e conscientização.

“É sempre uma grande oportunidade mostrarmos o que uma empresa brasileira está fazendo para tratar questões de sustentabilidade, de meio ambiente, até mesmo questões sociais relevantes, como o uso de recursos brasileiros com aplicação de tecnologia, acreditando sempre num futuro renovável, como no caso da Klabin com florestas plantadas para fins industriais. Acredito que possamos fazer desse mundo um mundo melhor. Temos recursos, tecnologia, e precisamos recuperar o nosso planeta”, enfatiza Francisco Razzolini.

O diretor explica que a Klabin tem participado de diversos fóruns levando sempre a mensagem do está fazendo, o que pode fazer e o que pode melhorar em conjunto.

“Foi uma ótima oportunidade conhecer o Pecege, uma estrutura fantástica, maravilhosa, um propósito muito legal. Que o Instituto continue abrindo oportunidades para as empresas trazerem cursos para cá, e nos convidem para participar porque esses eventos são muito bons”, afirma Razzolini.

 

INOVAÇÃO

Para o engenheiro Issamu Sonoda, que trabalha com saneamento há mais de 50 anos, e é empresário no ramo da Engenharia em São Paulo, a competência, o caráter, e a índole das pessoas são tudo, e isso fez com que ele acreditasse no trabalho desenvolvido pela Monitora em inovação no saneamento.

“Estamos trabalhando juntos. Com certeza teremos muito sucesso com o trabalho da Monitora, principalmente pelo critério, pelo envolvimento que a diretora Rose tem no desenvolvimento de novas técnicas e tecnologias nessa área, como na aplicação da informação de saneamento. Agora, com o advento da informática, houve um grande avanço nesse segmento, principalmente de perdas e materiais”, explica Issamu Sonoda.

Para os especialistas em recursos hídricos associados ao Pecege, Maria Alejandra Moreno-Pizani e Asdrubal Jesus Farias-Ramirez, a iniciativa que o Instituto vem apoiando com projetos inovadores no setor de saneamento é de grande importância.

“Temos trabalhado em conjunto com a Monitora em projetos disruptivos que visam aprimorar os processos de detecção de perdas de água em redes de abastecimento, além de desenvolver propostas inteligentes para redes de drenagem”, explicam os técnicos.

 

MONITORA

A Monitora é uma empresa de tecnologia que oferece soluções customizadas para desafios complexos em saneamento, incluindo monitoramento de água e esgoto, telemetria e consultoria técnica.

“Valorizamos a inovação, transparência e colaboração, buscando sempre a evolução junto a colaboradores e clientes para contribuir positivamente com a sociedade.

Nosso propósito é entregar resultados criativos e inovadores, priorizando as pessoas, integridade e sustentabilidade em todas as suas ações”, completa Maria Alejandra Moreno-Pizani.

De acordo com diretora da Monitora, Rosemara Augusto Pereira, a essência do curso é combater perdas e conscientizar para o uso racional da água.

“Que todo mundo entenda que a perda de água e o desperdício não são responsabilidade somente da prestadora de serviço, mas de toda a sociedade.Sempre podemos contribuir, seja denunciando fraudes ou relatando vazamentos”, conclui.

Mais informações sobre os trabalhos desenvolvidos pela empresa Monitora podem ser obtidas por meio do site www.monitora.info.