Desde 2018

⭐ Piracicaba, 23 de maio de 2025 ⭐

[wp_dark_mode style="3"]

Publicidade

Pecege reforça sustentabilidade hídrica em conferência multinacional

Pecege Uruguai

Evento reuniu especialistas do Brasil, Uruguai, Argentina e Venezuela para debater impactos climáticos nos sistemas hidrológicos

Com o tema os “Impactos das Variações e Mudanças Climáticas nos Sistemas Hidrológicos”, nos dias 28 e 29 de abril, Montevidéu foi palco de um importante encontro internacional sobre a gestão da água na América do Sul – durante o XXIII Encontro de Estudos e Debates sobre Águas Doces de Santarém e Baixo Amazonas, sediado pela Universidad de la República (Udelar).

O Fórum abordou estratégias de conservação de recursos hídricos em regiões críticas como a Amazônia e a Bacia do Prata. Entre os destaques da programação, o Instituto Pecege – representado pela diretora do Pecege Internacional, Maria Alejandra Pizani-Moreno, ministrou a palestra “Panorama do uso da água e irrigação sustentável”, destacando o papel da irrigação consciente e da gestão integrada como ferramentas essenciais para enfrentar os desafios climáticos.

“A presença do Pecege Internacional no evento reforça sua missão de integrar conhecimento técnico e aplicação prática no campo da sustentabilidade. A conexão com o FOPIESS (Fórum dos Pesquisadores das Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa de Santarém), organizador do evento, fortalece ainda mais esse compromisso”, destaca Maria Alejandra.

Os painéis e debates enfatizaram a importância da cooperação internacional em áreas como monitoramento de bacias transfronteiriças, eventos hidrológicos extremos, políticas públicas para zonas úmidas e a criação de redes para compartilhamento de dados em tempo real.

Também foram apontadas possibilidades de parceria futura em modelagem climática e capacitação de comunidades locais.

Fundado em 2011, o FOPIESS atua há 14 anos promovendo a produção científica voltada ao desenvolvimento sustentável do Baixo e Médio Amazonas.

“Sua credibilidade na região amazônica torna a parceria com o Instituto Pecege estratégica para impulsionar soluções inovadoras de impacto social e ambiental em toda a América do Sul”, afirma Maria Alejandra.

Além da participação brasileira, o encontro reuniu nomes como Lucietta Guerreiro Martorano (MAPA/EMBRAPA/INMET-BR), Gabriel Brito Costa (UFOPA-BR), Madeleine Renom Molina (Fcien-UY), Luis Fernando Pesce Guarnaschelli (Udelar), entre outros representantes de importantes organizações públicas e privadas.

Silvana Duarte Cavicchioli
Jornalista – MTB 26.843
Assessoria de Imprensa/Pecege.
imprensa@pecege.com
www.pecege.com

Publicidade