Desde 2018

⭐ Piracicaba, 12 de novembro de 2024 ⭐

Pesquisar
Close this search box.

Publicidade

Pecege e Esalq participam da Semana Nacional de C&T em Brasília

Principal evento de Ciência e Tecnologia segue até o dia 10 de novembro

Depois do evento sobre a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – C&T, realizado pelo Pecege no mês de outubro, representantes do Instituto e da Esalq estão atualmente em Brasília (DF) participando da 21ª SNCT, que está ocorrendo no Museu Nacional da República, seguindo até o próximo domingo, (10), com o tema “Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais”.

De acordo com o CFO do Instituto Pecege, Luís Henrique Andia, este evento de C&T é muito importante, porque além de fomentar as carreiras científicas e tecnológicas contribui com o desenvolvimento do País. “Investimentos em educação e cultura são necessários, principalmente nas faixas mais iniciais de ensino. Os jovens precisam ser motivados para questões de tecnologia e entender que sem ciência não há progresso”.

Instituída pelo Governo Federal, com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), a abertura oficial da 21ª SNCT ocorreu dia 5 de novembro, com a presença do ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, e da ministra de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, que assinaram um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) para unificar programas políticos melhorando o letramento científico na educação básica.

A coordenadora do projeto sobre a SNCT no Instituto Pecege, Maria Cecília P. F. Ferraz, explica que “participar de um evento que tem como ponto central a popularização da ciência é uma oportunidade única para trocar experiências com outros coordenadores de projetos e conhecer novas instituições, ampliando o repertório sobre atividades de divulgação científica e potencializando futuras colaborações”, pontua.

A vice-coordenadora do projeto, Rosebelly Nunes Marques, completa dizendo que essa reunião nacional que se faz em Brasília tem o propósito de aproximar as pessoas de todos os projetos contemplados discutindo a importância de cada instituição no cenário dos biomas brasileiros.

“Acredito que a principal importância é a socialização das ideias, conhecer os projetos de outros colegas, principalmente a questão de conhecer outras realidades”, ressalta Rosebelly.

A SNCT é realizada desde em 2004 em parceria com unidades de pesquisa, agências de fomento, entidades científicas, universidades, instituições de ensino e pesquisa, secretarias estaduais e municipais, entre outras. Além da programação realizada pelo Pecege em Piracicaba, o Instituto segue com exposições itinerantes na USP/Esalq, bem como em algumas cidades, como Limeira no próximo dia 06/12. Mais informações podem ser obtidas por meio do e-mail: snct@pecege.com