Intercâmbio é realizado pelo Instituto em parceria com a Earth University
No dia 10 de dezembro, o Pecege concluiu mais um intercâmbio internacional com a Earth University da Costa Rica, depois de um enriquecedor período de experiências e conhecimentos disponibilizados pelo Ecossistema Educacional do Instituto.
Desde o ano de 2021, a Instituição está recebendo turmas de estudantes de Agronomia dessa Universidade, proporcionando cultura, saberes e troca de projetos entre os dois países.
O encerramento contou com a participação do CEO do Pecege e do Secretário da Diretoria do Instituto, Daniel Sonoda e José Eurico P. Cyrino (Prof. Zico) – respectivamente, além de toda equipe do Pecege Internacional e de professores que acompanharam a trajetória da última intercambista da Guatemala neste ano de 2024.
“A missão do Pecege é difundir conhecimento, e muito nos orgulha quando sua aplicação irá ocorrer em outro país”, pontua o CEO do Pecege, Daniel Sonoda.
A gestora do Pecege Internacional, Maria Alejandra Moreno-Pizani, explicou que esta é a 4ª turma de alunos de intercâmbio internacional que desenvolve as atividades na Faculdade Pecege.
“O conteúdo das aulas teórico-práticas incluiu temas desde o manejo de solos e águas, piscicultura, manejo integrado de pragas e gestão de projetos, incorporando novas metodologias de ensino e aprendizagem, ampliando a rede de contatos e fazendo dos nossos estudantes profissionais com conexões globais”, destaca.
A estudante de Agronomia na Earth University, Naomi Garcia Salazar, diz que o intercâmbio foi muito proveitoso, tanto acadêmico como cultural.
“Eu aprendi muitas coisas. Levarei muitas lembranças no meu coração e na minha cabeça.
No Pecege eu recebi aulas importantes referentes ao solo, gestão hídrica, projetos, manejo de pragas e piscicultura.
Adquiri uma bagagem profissional muito boa”, conta.
A intercambista completa dizendo que “o Pecege é uma instituição realmente muito legal que recebe as pessoas com muito carinho.
E o Brasil também, é um País onde as pessoas são muito acolhedoras. Estou motivada a fazer mais intercâmbios, e muito agradecida ao Pecege pela oportunidade de ter estado aqui”, conclui Naomi.