Diretores do Corecon-SP e do Pecege estiveram reunidos na sede do Instituto em Piracicaba
Diretores do Corecon SP – Conselho Regional de Economia do Estado de São Paulo e do Instituto Pecege estiveram reunidos, quinta-feira (24), conversando sobre importantes temas da economia brasileira relacionados ao cenário político atual para o desenvolvimento do País, além de debaterem campanhas voltadas à valorização do orçamento público e da transparência popular – incentivando a participação de economistas em debates estratégicos para a formulação de políticas públicas.
De acordo com o presidente do Conselho Regional de Economia do Estado de São Paulo, Odilon Guedes, além de defender a categoria dos economistas, o Conselho está fazendo um debate geral de como realizar um novo projeto para o desenvolvimento do Brasil.
“Nós já visitamos várias instituições, fomos na Febraban, na Fiesp, na Confederação Nacional da Agricultura, do Comércio, no Dieese – Instituto que faz estudo para os trabalhadores, para as centrais sindicais, e, em agosto, vamos nos reunir com a diretoria do Banco Central”, afirma Guedes.
O presidente do Corecon-SP explica que “estamos debatendo esse projeto porque precisamos superar essa crise permanente que o País vive.
O Brasil é o quinto país em extensão territorial do planeta, é a sexta população, tem indústrias extremamente importantes de alta tecnologia, como a Embraer, então estamos fazendo esse debate.
A nossa visita no Pecege foi fundamental porque o Instituto tem um importante papel no desenvolvimento da pesquisa e do estudo, e isso é central porque o país precisa aumentar a produtividade dos trabalhadores. Então é um trabalho muito importante para os economistas e para a sociedade”, conclui Odilon Guedes.
O presidente do Pecege, Ricardo Shirota, diz que o Instituto busca parcerias sólidas com pessoas e instituições que compartilham desse mesmo ideal.
“O Corecon-SP, que representa um segmento fundamental da profissão de economista no Brasil, chega para colaborar de forma conjunta, promovendo e disseminando conhecimento de qualidade”, completa Shirota.
O encontro também contou com a presença do delegado regional, José Luciano Paulini, e do delegado municipal em Piracicaba, Ivens de Oliveira, além do prefeito da cidade de Laranjal Paulista, Valdecir Berto Filho.
Silvana Duarte Cavicchioli
Jornalista – MTB 26.843