Insulina basal icodeca, comercializada como Awiqli, foi aprovada pela Anvisa neste mês. Ainda não há uma data prevista para o lançamento no Brasil
Na matéria publicada dia 13/03/2025, pelo site G1, por Mariana Garcia, traz um avanço significativo no tratamento de diabetes tipo 1 e 2.
De acordo com a publicação, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou neste mês a primeira insulina semanal do mundo. Fabricada pela Novo Nordisk, a insulina basal icodeca, comercializada como Awiqli, é indicada para o tratamento de adultos com diabetes tipo 1 e 2.
Para o endocrinologista consultado na matéria, Ruy Lyra da Silva Filho, presidente do Departamento de Diabetes da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), a chegada da insulina icodeca representa uma revolução no tratamento da doença.
“Esse tratamento vai trazer mais comodidade e qualidade de vida ao paciente com diabetes. Reduzir as aplicações de 365 para apenas 52 por ano representa um grande avanço”, diz.
Atualmente, ainda de acordo com a matéria, o tratamento do diabetes tipo 1 envolve dois tipos de insulina: a basal, aplicada uma vez ao dia, e a insulina de ação ultrarrápida, utilizada antes das refeições. Já para os pacientes com diabetes tipo 2 que necessitam de insulina, o tratamento é feito com a basal, combinada a antidiabéticos orais.
Com a nova aprovação da Anvisa, a insulina icodeca poderá substituir as insulinas basais glargina e degludeca, eliminando a necessidade de injeções diárias para esses pacientes. No entanto, as aplicações de insulina antes das refeições continuarão sendo necessárias.
A eficácia da insulina semanal foi testada em estudos clínicos que envolveram 583 adultos com diabetes tipo 1 e mais de 3.500 pacientes com diabetes tipo 2. Os resultados mostraram que a icodeca tem um desempenho semelhante ao das insulinas basais aplicadas diariamente.
“Temos estudos tanto em diabetes tipo 1 quanto diabetes tipo 2 mostrando que a redução glicêmica foi similar. Isso é extraordinário. Você muda de insulina diária para semanal e mantém o controle glicêmico adequado”, aponta o endocrinologista.
Apesar da aprovação no Brasil, a Novo Nordisk informou que ainda não há uma data prevista para o lançamento do medicamento no país.
A insulina semanal já foi aprovada pela Agência Europeia de Medicamentos (EMA) para adultos com diabetes tipo 1 e 2 e está disponível em países como Austrália, Suíça, Alemanha, Japão e Canadá. Além disso, nos Estados Unidos, o pedido de aprovação já foi submetido à FDA (Agência de Alimentos e Medicamentos).
Com a palavra, Dra. Raissa Chamma, endocrinologista
Para termos uma opinião local, consultamos a endocrinologista Dra. Raissa Chamma, que nos fez algumas colocações sobre o tema.
Raissa reiterou que recentemente foi aprovado pela Anvisa (Agência Nacional de vigilância sanitária) a primeira insulina de uso semanal para tratamento de diabetes tipo 1 e tipo 2 no Brasil.
De acordo com a profissional, o que temos de tratamento semelhante atualmente é a aplicação diária de insulina, sendo muitas com necessidade de aplicação mais de uma vez por dia.
“Chamada de Icodec (com nome comercial de Awiqli) e também já aprovada em outros países, essa insulina semanal é capaz de oferecer um controle da glicemia semelhante ao das insulinas de uso diário, sem aumento de efeitos colaterais (como hipoglicemia), com apenas uma aplicação semanal. A chegada desse medicamento é um grande avanço no tratamento do Diabetes Mellitus, seja tipo 1 ou tipo 2, e representa uma revolução na endocrinologia, trazendo mais comodidade e qualidade de vida aos pacientes que necessitam de insulina para viver”.
Raissa ressalta que apesar de aprovada pela Anvisa, ainda não há previsão de lançamento no Brasil.
“Um ponto importante a ser lembrado é que, assim como acontece com o uso das demais insulinas e tratamentos para o Diabetes, é necessário a prescrição e acompanhamento médico”.
Foto: Divulgação