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⭐ Piracicaba, 22 de setembro de 2024 ⭐

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Vendas devem crescer 3% na Black Friday, estima Sincomércio

Black Friday Sincomércio

Black Friday também servirá como um termômetro para as compras de Natal que devem registrar crescimento na mesma proporção em 2020

A Black Friday na próxima sexta-feira (27) deve aquecer o comércio varejista piracicabano. A expectativa que a alta nas vendas seja de 3% em relação ao mesmo período do ano passado. A estimativa é do Sincomércio (Sindicato do Comércio Varejista). Para a data específica, a expectativa é que a demanda por eletroeletrônicos tenha um desempenho melhor do que o do ano passado.

Black Friday Sincomércio
Black Friday abre a temporada de vendas de fim de ano, a melhor para o comércio

A Black Friday também servirá como um termômetro para as compras de Natal – que, segundo o Sindicato, devem registrar crescimento na mesma proporção em 2020. Caso as previsões se confirmem, o varejo terminará o ano com uma queda de 3%, um cenário melhor do que o previsto no início da pandemia de covid-19.

No entanto, se por um lado a Black Friday tem potencial de marcar o início da retomada econômica após um ano adverso, por outro, a abertura gradativa dos estabelecimentos não será suficiente para recuperar as perdas do setor em 2020. O grau de incertezas em relação à economia ainda é grande, principalmente em relação às variáveis de emprego e renda”, destaca o presidente do Sincomércio Piracicaba, Itacir Nozella.

O diretor do Sincomércio, Carlos Beltrame, explica que esse é um período de grande importância para o comércio local. Porque, entende, as vendas que até pouco tempo atrás, se concentravam no Natal, agora estão pulverizadas.

Agora começa com a Black Friday, depois já vem o Natal e, no começo do ano, muitas empresas preparam grandes promoções, que já se tornaram tradicionais”, explicou.

Temporários

Carlos Beltrame acredita que, devido aos efeitos econômicos provocados pela pandemia do coronavírus, as contratações temporárias neste ano devem ser 20% menores que as verificadas no mesmo período de 2019. “O comércio deve contratar, mais ou menos, 600 trabalhadores temporários”, disse. Segundo ele, muitas empresas já deram início às contratações e essa é a oportunidade para quem está desempregado mostrar o potencial.

Essa é a hora do trabalhador mostrar toda a sua capacidade para ter a chance de permanecer na empresa (após o término do vínculo temporário)”, explicou.