Desde 2018

⭐ Piracicaba, 21 de setembro de 2024 ⭐

Pesquisar
Close this search box.

Publicidade

Engenheira Química lidera área de inovação da Oji Papéis Especiais

Vivian Palmieri - Oji Papéis Especiais

Foi mirando alto, mas com os pés no chão, que a engenheira química Vivian Palmieri, 45 anos de idade, conquistou seu lugar ao sol na indústria de Papel e Celulose, majoritariamente liderada por profissionais homens. Há 22 anos na Oji Papéis Especiais, em Piracicaba (SP), a profissional, que hoje coordena a área de Inovação da empresa, começou a carreira como trainee.

Comecei na área de P&D, quando percebi que adorava descobrir coisas novas. Já na área industrial surgiu uma oportunidade no setor de Engenharia de Aplicações, onde atuei por cerca de 5 anos, com o foco em descobrir e investigar novas aplicações para o papel térmico. Na área comercial, tive a oportunidade de conhecer o mundo, a realidade de clientes em toda a América do Sul, Estados Unidos, Europa e Japão. Foi realmente transformador e abriu a minha mente para coisas novas, ver quão gigante é o mundo e as oportunidades que não vemos aqui, o que fez muita diferença na minha carreira e me ajuda muito hoje”, conta Vivian, que assumiu a equipe de Inovação em 2019.

A área surgiu da necessidade da empresa em desenvolver novos produtos de olho no futuro do mercado.

Inovar realmente não é uma tarefa fácil, não está naturalmente no DNA das pessoas e é esse nosso maior desafio, mas em dois anos construímos uma equipe capacitada e já surgiram várias ideias e iniciativas. Aos poucos temos conquistado a confiança das pessoas e extraímos resultados com produtos que já deram certo e outros que precisam de aprimoramento”, explica Vivian.

A trajetória da profissional marca uma mudança de valores no mercado de papel e celulose com a ascensão de uma mulher na área de inovação, uma situação que muda aos poucos, mas que em breve deve ficar no passado.

Eu me sinto muito respeitada como mulher aqui na Oji. Sabemos que a indústria de papel sempre foi liderada por homens, mas este paradigma já está mudando”, analisa.

Vivian afirma que todos os profissionais sempre a respeitaram tecnicamente.

Na Oji e no mercado que atuo nunca me faltaram oportunidades, tampouco respeito”, diz.

Publicidade