Desde 2018

⭐ Piracicaba, 3 de abril de 2025 ⭐

[wp_dark_mode style="3"]

Publicidade

Itamaraty cobra explicações dos EUA sobre uso de algemas em brasileiros

FOTO: REUTERS/ Washington Alves

Voo com 88 repatriados teve uso de algemas e falhas técnicas; governo brasileiro aponta violação de acordo bilateral

O Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty) condenou neste fim de semana o tratamento dado a 88 brasileiros deportados pelos Estados Unidos na última sexta-feira (24). Os cidadãos foram transportados algemados em um voo fretado que chegou ao aeroporto de Manaus (AM).

Segundo o governo brasileiro, a prática viola um acordo bilateral que prevê o tratamento digno e humano de repatriados.

Em nota oficial, o Itamaraty destacou que “o uso indiscriminado de algemas e correntes não condiz com os termos acordados com os EUA, que asseguram respeito e dignidade aos cidadãos deportados”. Como resposta imediata, o governo determinou a retirada das algemas e organizou o transporte dos repatriados em uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) até Belo Horizonte (MG).

Além disso, o voo norte-americano enfrentou problemas técnicos, como uma falha no sistema de ar condicionado, o que agravou o desconforto dos passageiros. Diante das condições inadequadas, as autoridades brasileiras decidiram não autorizar a continuidade da operação da aeronave em território nacional.

No sábado (25), o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, viajou a Manaus para tratar do caso pessoalmente.

Ele se reuniu com o superintendente interino da Polícia Federal no Amazonas, delegado Sávio Pinzón, e com o comandante do 7º Comando Aéreo Regional da FAB, major-brigadeiro Ramiro Pinheiro, para discutir as medidas a serem tomadas.

Um pedido formal de explicações será encaminhado ao governo dos Estados Unidos.

O episódio também gerou forte reação no Congresso Nacional. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, repudiou o tratamento dado aos brasileiros.

“O respeito à dignidade humana é um conceito consagrado em um mundo civilizado e democrático. As situações degradantes relatadas não podem ser ignoradas”, declarou Pacheco em nota oficial.

Os 88 brasileiros chegaram a Minas Gerais na noite de sábado (25), encerrando a operação de repatriação sob forte vigilância do governo federal.

O caso reacendeu debates sobre as políticas migratórias norte-americanas e a proteção dos direitos dos cidadãos brasileiros no exterior.

O Itamaraty reiterou seu compromisso em garantir a dignidade e o respeito aos brasileiros em situações de deportação e continuará monitorando a conduta das autoridades norte-americanas para evitar novos episódios semelhantes.

FONTE: EBC

 

 

Publicidade