Desde 2018

⭐ Piracicaba, 22 de novembro de 2024 ⭐

Pesquisar
Close this search box.

Publicidade

VI Seminário Água Destaca Desafios e Soluções para a Preservação dos Ecossistemas Aquáticos e Biodiversidade

Evento organizado pelo GEPURA reúne especialistas, estudantes e comunidade para discutir a mortandade de peixes na Bacia do Rio Piracicaba e a importância da sustentabilidade nos recursos hídricos, nos dias 25 e 26 de outubro de 2024, na ESALQ/USP

Apresentação do evento:
O Seminário Água tem como objetivo a difusão de ensinamentos extra curriculares aos alunos de graduação e pós-graduação do campus “Luiz de Queiroz”, servidores e comunidade piracicabana em geral, em assuntos da temática da água e sustentabilidade.

Em sua sexta edição, decidiu-se focar na temática atual da mortandade dos peixes na bacia do Rio Piracicaba, as causas e consequências da degradação dos ecossitemas aquáticos e como preservar a biodiversidade nesses ambientes.

O evento será realizado nos dias 25 e 26 de outubro de 2024. O primeiro dia com palestras e debates e o segundo dia de visita técnica. Trata-se de um evento dinâmico e disposto a interagir com o grupo-alvo, daí a importância de um dia inteiro de atividades externas ao meio acadêmico, que permite que os participantes se aproximem mais dos organizadores do evento e professores, para troca de informações.

Apresentação dos organizadores do evento:
O GEPURA – Grupo de Estudos e Práticas para o Uso Racional da Água surgiu a partir das primeiras ações para construção do Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus “Luiz de Queiroz” (PDSLQ) da USP, essas atividades tinham o propósito de discutir e propor ações para solucionar problemas socioambientais e estruturais ligados à água, existentes no campus.

Nesse contexto, foram criados no campus Grupos de Trabalhos (GTs) sobre diversas temáticas, sendo uma delas os recursos hídricos, sendo criado o GT Água e, como demanda deste grupo de trabalho, o GEPURA.

O mesmo teve sua formação efetivada e institucionalizada no Conselho do Departamento de Engenharia de Biossistemas (LEB/ESALQ/USP), e no Conselho do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA/USP), sendo aprovado como um grupo inter-unidades no ano de 2007, conforme previsto na Comissão de Cultura e Extensão da USP. Orientador atual: Prof. Dr. Plinio Barbosa de Camargo (ESALQ/CENA-USP)