Desde 2018

⭐ Piracicaba, 22 de novembro de 2024 ⭐

Pesquisar
Close this search box.

Publicidade

Trabalho premiado provoca reflexão sobre consumo e descarte de resíduos

Instalação artística é de aluna de doutorado da UFSCar

No último mês de agosto, Josana Carla Gomes Silva, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial (PPGEEs) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), participou da Exposição Coletiva de Artes plásticas na 49ª Semana de Portinari organizada pelo Museu Casa de Portinari; na ocasião, Josana – que também é artista visual e atende pelo nome de Lilo – foi premiada em Menção Estímulo com a instalação “Água, mar, vida e morte”, recebendo uma crítica de arte.

No PPGEEs, Josana pesquisa sobre deficiência visual no Ensino Superior.

Ela também atua como representante discente da Comissão Permanente de Cuidados em Saúde Mental (CPPCSM) da UFSCar e, nessa função, tem desenvolvido algumas ações que promovem saúde mental, como exposições na Biblioteca Comunitária (BCo) da UFSCar, além de oficinas de arte.

“A obra foi pensada de modo que refletisse minhas inquietações sobre a fragilidade da vida marinha, que é atacada por poluentes, como o plástico, que interfere em inúmeros sistemas marinhos e prejudica animais”, conta a artista. “A obra foi composta a partir de plásticos descartados que foram recolhidos por mim e moldados em forma de uma água viva; sob ela está uma trama representando o mar, também trançado por mim e feito com retalhos de plástico bolha recolhidos de descartes”, descreve.

Em sua crítica à obra, para o Prêmio Estímulo 2024, Ciro Pompeu Silva Santoro, crítico de arte e designer, ressaltou que “em sua obra ‘Água, mar, vida e morte’, a jovem artista Lilo demonstra bastante sensibilidade para lidar com problemas contemporâneos e nos provoca a sugestivas reflexões sobre a degradação do meio ambiente.

Ao definir o lixo plástico como matéria base para compor sua instalação, fica claro que sua decisão não foi apenas simbólica, mas uma declaração indiscutível sobre nosso consumo desenfreado e o descarte irresponsável de resíduos”.

Ele continua: “Lilo usa as sobras para nos fazer repensar sobre a nossa atual percepção de valor. Ela recolhe os despojos daquilo que facilmente encontramos em qualquer lixeira – após sua curta função de embalagem, e dá forma a uma impressionante representação tridimensional”.

Sobre a artista

Josana Carla Gomes Silva é licenciada em Letras, com habilitação em Português e Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade de Franca (UniFran – 2012).

É também licenciada em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar – 2018) com período sanduíche na Universidad Nacional de Cuyo, na Argentina (2015). É mestra pelo PPGEEs/UFSCar (2021) e em seu doutorado cumpriu período de mobilidade virtual na Universidad Nacional del Noroeste de la Provincia de Buenos Aires (UNNOBA), pela Associação de Universidades Grupo Montevidéu (AUGM – 2021).

Atua como representante discente da Comissão Permanente para a Promoção, Prevenção e Cuidados em Saúde Mental (CPPCSM) da UFSCar desde 2023, entre outras comissões.