Vistoria de conclusão acontece nesta quinta-feira (20) e comprova o sucesso de ações integradas para recuperar áreas e preservar a biodiversidade em Anhembi
Anhembi, 20 de fevereiro de 2025 – A restauração de mais de 115 hectares de áreas degradadas na Estação Ecológica de Barreiro Rico, em Anhembi, foi concluída com sucesso nesta quinta-feira (20).
A vistoria final das equipes da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo (Semil) comprovou o êxito das ações de restauração ambiental.
Participaram desta ação técnicos da Semil, da Cetesb e da Fundação Florestal. O Projeto Anhembi I faz parte do Programa Nascentes, que integra o Refloresta-SP.
O projeto foi apresentado e executado pela Iniciativa Verde, uma organização do terceiro setor que, desde 2005, realiza projetos de restauração florestal em parceria com o Programa Nascentes.
Segundo Juliana Ortega, coordenadora do programa, ‘o Nascentes tem como estratégia principal a articulação de atores, conectando diferentes partes interessadas em ampliar a cobertura com vegetação nativa.
Desde sua criação, em 2014, o programa já acumulou 137 projetos aprovados.”
Acompanhada pela Fundação Florestal, a iniciativa foi viabilizada a partir da alocação de 83 Termos de Compromisso de Recuperação Ambiental (TCRA), que representam obrigações de recuperar vegetação nativa devido à realização de corte autorizado pelo licenciamento estadual. Destes, 79 foram firmados junto à Cetesb e quatro são conversões de multas ambientais.
“Ao concentrar o cumprimento de diversos Termos de Compromisso em uma mesma região, por meio de um esforço integrado, permitimos ganhos ambientais expressivos, mesmo nas intervenções de menor escala. Essa estratégia é fundamental para assegurar que cada pedacinho restaurado contribua de forma significativa para a recuperação dos nossos ecossistemas e para a proteção dos recursos hídricos e da biodiversidade”, destacou Rosilene Dias, responsável pela Gestão do Programa Nascentes.
A Estação Ecológica de Barreiro Rico é uma Unidade de Conservação criada em 2006 e gerida pela Fundação Florestal, que protege 292,82 hectares de vegetação nativa, englobando importantes biomas como a Mata Atlântica e o Cerrado.
A área abriga uma rica biodiversidade, com 30 espécies de mamíferos de médio e grande porte, das quais sete estão ameaçadas de extinção.
O Projeto Anhembi I, aprovado em novembro de 2019, promoveu a restauração de 115,87 hectares de fragmentos florestais degradados.
Além do manejo dos cipós e lianas e do plantio de mudas, outro destaque é a implantação de trilhas multifuncionais, que serão utilizadas para patrulhamento, educação ambiental e para o acesso de brigadas de combate a incêndios, se necessário.
Com essas ações, a área passa a oferecer melhores condições de vida para espécies que habitam a Unidade de Conservação, entre elas o muriqui, o maior primata das Américas, criticamente ameaçado de extinção.
João Marcelo Elias, gestor da Estação Ecológica de Barreiro Rico, ressaltou:
“O sucesso desta restauração demonstra como a união de esforços entre órgãos governamentais, iniciativa privada e comunidades locais pode transformar desafios ambientais em oportunidades para a revitalização do nosso patrimônio natural.”
Programa Nascentes – Refloresta-SP
O Programa Nascentes é uma iniciativa do Governo de São Paulo que, desde 2014, atua para promover a restauração em áreas prioritárias para segurança hídrica e biodiversidade.
Utilizando o conceito de “projetos de prateleira”, o Nascentes reúne em uma mesma plataforma quem tem área a restaurar, quem quer ou precisa financiar um projeto de restauração (voluntária ou obrigatoriamente) e organizações que trabalham com a cadeia de restauração.
Essa iniciativa une esforços do governo, iniciativa privada e das comunidades locais, transformando desafios ambientais em oportunidades para proteger mananciais e regenerar ecossistemas, gerando impacto positivo real.
Em resumo, o Nascentes é a aposta para um futuro mais verde, onde a qualidade da água e a preservação da biodiversidade são prioridades para um meio ambiente saudável para todos.