Evento será no dia 30/11, em local a ser definido, e é uma das etapas preparatórias para a 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente; Prefeitura, Câmara Municipal e entidades se reuniram para a criação da comissão organizadora
A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Meio Ambiente (Simap), informa que, diferente do que foi divulgado no release “Piracicaba vai realizar a 1ª Conferência Municipal de Meio Ambiente“, em 30/10/2024, esta será a 2ª conferência do meio ambiente a ser realizada no município. A primeira aconteceu em 2013 e tinha como tema resíduos. A conferência deste ano será a segunda do município e terá como tema emergências climáticas.
A plenária municipal é a primeira parte da 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA), promovida pelo governo federal, que será realizada em maio de 2025. A segunda etapa é a conferência estadual, prevista para acontecer entre 15/01 e 15/03 de 2025.
Os debates serão conduzidos em torno de cinco eixos temáticos, a partir de um Documento-Base já divulgado pelo Ministério do Meio Ambiente.
São eles:
I. Mitigação: redução da emissão de gases de efeito estufa;
II. Adaptação e preparação para desastres: prevenção de riscos e redução de perdas e danos;
III. Justiça Climática: superação das desigualdades;
IV. Transformação Ecológica: descarbonização da economia com maior inclusão social;
V. Governança e Educação Ambiental: participação e controle social.
Ronaldo Cançado, responsável pela Simap, destaca que as intenções da conferência municipal é incentivar a ampla participação da população na construção de propostas para o enfrentamento da emergência climática, “além de criar e enviar propostas locais a serem debatidas na etapa estadual do evento, bem como eleger representantes piracicabanos que representarão o município nas demais etapas da Conferência Nacional do Meio Ambiente”.
“A emergência climática e o desafio da transformação ecológica são os temas desta 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente. As rodadas de conversas em todo o País vão até maio de 2025, com um convite ao debate das melhores escolhas num momento tão desafiador da história, tanto para reduzir as emissões como para nos adaptarmos aos efeitos já visíveis do aquecimento global. Essas escolhas envolvem desde hábitos de consumo da população, com menor geração e melhor destinação de resíduos, até o destino das florestas e dos oceanos, que armazenam uma parcela dos gases causadores do efeito estufa e estão sob ameaça crescente”, destaca o Ministério do Meio Ambiente em texto publicado em seu site oficial.
Mais informações sobre a 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente estão disponíveis no site: https://www.gov.br/mma/pt-br/composicao/gm/5a-CNMA