Desde 2018

⭐ Piracicaba, 19 de setembro de 2024 ⭐

Pesquisar
Close this search box.

Publicidade

Dedini contribui para o crescimento sustentável da cidade

educacaoambientaldedini-VitorCalderan

As ações renderam à empresa a certificação ESG, de Governança Ambiental, Social e Corporativa, conferida pelo Instituto Ambiental Chico Mendes

Prestes a completar 104 anos, a Dedini S/A Indústrias de Base tem papel preponderante na história de Piracicaba. Em sua trajetória, projetou a região no cenário mundial de produção de bens de capital para os setores sucroenergético e de infraestrutura, influenciando o desenvolvimento e contribuindo para o crescimento sustentável da cidade.

“Além de gerar milhares de empregos, a Dedini adota práticas voluntárias positivas frente a questões ambientais e sociais que beneficiam toda a comunidade”, afirma Igor Serra, do Departamento de Meio Ambiente da Dedini Indústrias de Base. Associadas ao modelo transparente de governança, que garante a ética corporativa, as ações renderam à empresa a certificação ESG, de Governança Ambiental, Social e Corporativa, conferida pelo Instituto Ambiental Chico Mendes, com o crivo do Procert (Programa de Certificação pelo Compromisso com a Gestão Socioambiental Responsável).

“Os projetos que garantiram a certificação, especialmente as da área ambiental, são os que contribuem, de forma efetiva para o crescimento sustentável de Piracicaba”, ressalta Igor Serra. A lista inclui o reflorestamento de áreas de proteção ambiental, ações de educação ambiental que já atingiram mais de 1.000 alunos de escolas públicas, medidas internas de reaproveitamento de água, treinamentos, busca incansável pela redução de resíduos e métodos de produção responsável e correta.

Um dos exemplos é o investimento constante da companhia em recursos e esforços na proteção e na recuperação da Microbacia do Ribeirão Guamium, que atende a empresa em Piracicaba. Um dos principais resultados é o reflorestamento de áreas que compõem esse manancial, com o plantio de aproximadamente 13 mil mudas, em uma área recuperada de 97.787,91 m².

“Também participamos ativamente de modo a contribuir, com conhecimento técnico, para políticas públicas voltadas ao meio ambiente, no Conselho Municipal de Mudanças Climáticas o Comclima, e na Câmara Técnica de Uso e Conservação de Água na Indústria dos Comitês PCJ, que têm a prerrogativa da gestão das águas das bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí”, detalha Igor Serra.

Líder em tecnologia para o setor sucroenergético, e comprometida com o meio ambiente, a Dedini desenvolve tecnologias e equipamentos industriais alinhados aos padrões de sustentabilidade. Este é o caso da USD (Usina Sustentável Dedini), conceito de planta que utiliza uma série de tecnologias já consagradas e outras inovadoras, visando à redução da emissão de gases de efeito estufa e maximizando a eficiência produtiva.

Publicidade