Desde 2018

⭐ Piracicaba, 21 de abril de 2025 ⭐

[wp_dark_mode style="3"]

Publicidade

Cerimônia de premiação do programa EducaTrilha na Escola será amanhã

Encontro de formação de professores do Programa do EducaTrilha na Escola

Evento será no auditório da Secretaria Municipal de Educação, às 19h; serão conhecidas as escolas vencedoras e apresentados os resultados do programa

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Meio Ambiente (Simap), realiza amanhã, 09/11, às 19h, no Anfiteatro da Secretaria Municipal de Educação, a cerimônia de premiação da quarta edição do EducaTrilha na Escola. No evento, serão conhecidas as escolas vencedoras e apresentados os resultados do programa.

O EducaTrilha na Escola é um programa de educação ambiental, cultural e de promoção da saúde e bem-estar, realizado com escolas municipais, estaduais e particulares por meio de um processo formativo e um concurso de projetos educativos que incluem visitas à Estação Experimental de Tupi (Horto de Tupi).

As escolas vencedoras e três professores/gestores de cada escola vencedora serão agraciados com um prêmio vivencial e educativo: participarão de uma viagem pedagógica ao Núcleo Picinguaba, no Parque Estadual da Serra do Mar.

Segundo Laís Ferraz de Camargo, educadora ambiental da Simap e coordenadora do programa, em 2023, o EducaTrilha ofereceu 15 encontros formativos, 32 encontros de tutoria com professores e coordenadores pedagógicos e 30 visitas escolares ao Horto de Tupi, beneficiando 30 escolas.

Durante esse processo, cada escola elaborou um portfólio, descrevendo todas as atividades desenvolvidas no âmbito escolar e nas visitas ao Horto, bem como relacionando-as com os critérios de pontuação do programa, baseados em políticas de educação ambiental, nos currículos municipal, estadual e na Base Nacional Comum Curricular.

“O EducaTrilha não é apenas um curso de formação para professores, e sim uma oportunidade para os educadores e escolas vivenciarem a educação ambiental na prática e de forma integrada, além de poderem partilhar experiências exitosas. Pudemos acompanhar os avanços dos projetos durante o ano e, no evento de premiação, mostraremos os resultados de todas as escolas”, disse Laís.

CATEGORIAS – Ainda segundo Laís, os portfólios foram analisados por uma banca de 12 profissionais da área, os quais dialogaram com as escolas sobre os projetos realizados e selecionaram seis deles para serem premiados, sendo um de cada categoria: escolas municipais de educação infantil (pré-escolas – 4 e 5 anos); escolas municipais e estaduais de ensino fundamental – Ciclo I (1º ao 5º ano); escolas estaduais de ensino fundamental – Ciclo II (6º ao 9ºano); escolas estaduais e federais de ensino médio; escolas estaduais de ensino fundamental (Ciclo II) e médio, e escolas particulares de ensino fundamental e médio.

“Essa será uma ocasião especial para a sociedade conhecer os lindos e transformadores trabalhos desenvolvidos pelas escolas participantes do programa. O EducaTrilha na Escola mostra como a união entre o setor público, estado e município, a universidade, neste caso, a Esalq/USP, a sociedade civil e o setor privado pode ter resultados maravilhosos na direção de um mundo mais sustentável em todas as dimensões”, complementa Maria Luísa Bonazzi Palmieri, especialista ambiental do Instituto de Pesquisas Ambientais e coordenadora do programa.

PARCEIROS – O EducaTrilha é realizado pela Prefeitura, por meio da Simap, em parceria com o Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA), do Laboratório de Educação e Política Ambiental (Oca/ESALQ/USP) e da Fundação Florestal (FF) e tem patrocínio da OJI Papéis e da CJ do Brasil.

A iniciativa tem, ainda, o apoio das secretarias municipais de Educação (SME) e Ação Cultural (Semac), da Diretoria de Ensino da Região de Piracicaba, do Grupo Multidisciplinar de Educação Ambiental (GMEA), do Programa Germinar, da Oscip Pira21 – Piracicaba Realizando o Futuro, da Fundação Triunfo, do Movimento Tô Aqui, da Aiôn Socioambiental, do Movimento pela Educação Humanizadora (Moveh), do Imaflora, do Instituto Olinto Marques de Paulo (OMP) e da Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz), Grupo de Estudos Desafios da Prática Educativa (GEDePE), Programa USP Recicla, Grupo de Estudos e Práticas para o Uso Racional da Água (Gepura), Centro de Estudos e Pesquisa para Aproveitamento de Resíduos Agroindustriais (Cepara), Centro de Referência em Ensino de Ciências da Natureza (Crecin), Museu de Ciências, Educação e Artes Luiz de Queiroz, PET Ecologia e Núcleo de Apoio à Cultura e Extensão Universitária em Educação e Conservação Ambiental (Nace-Pteca).

SERVIÇO – O evento de premiação do EducaTrilha na Escola será realizado no dia 09 de novembro, às 19h, no Anfiteatro da Secretaria Municipal de Educação, localizado à Rua Cristiano Cleopath, 1902 – Bairro dos Alemães, Piracicaba. É um evento gratuito e aberto a toda a população.

Publicidade