Ação global reúne voluntários para conscientizar sobre a preservação ambiental e promover a limpeza de áreas públicas em Piracicaba.
Compartilhar tempo e talento sem nenhuma remuneração é uma das definições de voluntariado.
Ao redor do mundo, milhares de comunidades são impactadas através de ações de pessoas que se dedicam a fazer o bem. Ainda ao redor do mundo, incluindo o Brasil, muitas ongs (Organizações Não Governamentais) dependem da atuação voluntária para continuarem seus trabalhos sociais.
Com a cultura do voluntariado crescendo cada vez mais, surgem movimentos locais e globais que mobilizam recursos, pessoas e instituições em prol de causas específicas que defendem os grupos mais vulneráveis, os animais, meio ambiente (água, florestas) entre outros.
Na Aegea Saneamento, da qual a Mirante faz parte, o Programa de Voluntariado, coordenado pela área de Responsabilidade Social e o Instituto Aegea, tem o objetivo de facilitar a atuação dos colaboradores que desejam participar de ações de impacto socioambiental.
Nossos voluntários são incentivados a desenvolverem ações organizadas por eles mesmos ou se engajarem a movimentos já existentes, como o Dia Mundial da limpeza. Recebem orientações que vão para além da participação individual, eles também podem engajar a família, colegas e até ajudar na mobilização de recursos, explica a coordenadora da área de Responsabilidade Social da Mirante, Andréia Ferreira.
E neste sábado (21), das 08h30 às 12h, os voluntários da Mirante participam da 7ª Edição do Dia Mundial da Limpeza organizado pelo NEA – Núcleo de Educação Ambiental.
A Mirante, juntamente com a Associação de Moradores e Amigos da Nova Piracicaba (AMA), Grupo de Escoteiros Piracicaba 165º, representantes da Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz) e do Semae, estará na avenida Cruzeiro do Sul, no bairro Nova Piracicaba.
A equipe do Ribeirão Limpo, que atua na fiscalização contínua de rios, córregos, ribeirões e afluentes de Piracicaba explicar aqui, também estará engajada na ação.
Nós, como empresa de saneamento, temos a responsabilidade de contribuir e de conscientizar a população sobre a destinação correta de resíduos e a preservação do Rio. Sabemos que a manutenção preventiva da rede coletora de esgoto, que não foi projetada para receber lixo, impacta diretamente no cuidado com o Rio Piracicaba e com o meio ambiente. Por isso, a importância da nossa participação nesta ação tão importante que é o Dia Mundial da Limpeza, afirma a coordenadora de Comunicação e Responsabilidade Social da Mirante, Andréia Ferreira.
DIA MUNDIAL DA LIMPEZA
O Dia Mundial da Limpeza, instituído em 19 de setembro de 2018, já mobilizou 91 milhões de pessoas para limpar suas cidades, rios e comunidades dos resíduos. Mais de 190 países participam da ação, cujo objetivo também é promover uma reflexão sobre o consumo consciente.
Com a data fixada no calendário oficial da Organização das Nações Unidas (ONU), as iniciativas contemplarão todo o mês de setembro, para uma grande ação coletiva mundial.
Neste ano, devido a data contemplar uma sexta-feira, as ações de limpeza serão prolongadas por todo o final de semana, abrangendo também os dias 21 e 22 de setembro.
De acordo com a associação mundial World Bank, que integra cinco instituições para reduzir a pobreza em países em desenvolvimento, a cada ano a humanidade gera dois bilhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos que, sem uma ação urgente, o desperdício global aumentará em 70% nos níveis atuais até 2050.
Além disso, mais de 3,5 bilhões de pessoas não têm acesso a sistemas eficientes de gerenciamento de resíduos, com grande parte de seus resíduos sendo incinerados ou acabando na natureza, nos mares e oceanos, principalmente por meio de sistemas fluviais.